Facebook

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, por meio do Programa Condomínio da Biodiversidade (ConBio), estamos elaborando o Plano de Manejo do Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) do Bugio, localizado no sul da capital. Estamos na fase de diagnóstico, o que envolve muito trabalho em campo. Esta semana nossa equipe encontrou um grupo de primatas da espécie Alouatta guariba, a mesma que dá nome à Unidade de Conservação. O REVIS é uma categoria de UC que, a partir da proteção de ambientes naturais, garante a existência de espécies de fauna e flora raras, além de benefícios ecossistêmicos às comunidades locais. :D
Confira na íntegra a carta dedicada aos futuros habitantes do planeta, escrita pelo nosso novo parceiro, o Colégio Integral: 𝐂𝐚𝐫𝐭𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨𝐬 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨𝐬 𝐟𝐢𝐥𝐡𝐨𝐬 𝐞 𝐚𝐨𝐬 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐨𝐬 𝐦𝐨𝐫𝐚𝐝𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐞𝐭𝐚 "A compreensão de uma escola que ultrapasse o aprendizado de conteúdos obrigatórios sempre nos faz ir além. Além dos nossos muros, dos nossos territórios físicos, na rua Alberto Folloni. Aprimoramos nossa integração ao planeta Terra, porque entendemos que o ambiente é o conjunto de fatores naturais, culturais e sociais que nos une à vida. Para contribuir com a natureza, nós, o Colégio Integral e o Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS), firmamos um acordo: a partir dessa união vamos trilhar o caminho para o olhar sobre o cuidado conosco e com o nosso lar, o planeta. Assim, para atuar de maneira real, palpável e mensurável em prol da preservação da nossa e de vidas futuras, vamos compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) que alunos, pais, professores e funcionários produzimos. Esse projeto iniciará com a coletânea de informações que serão levantadas pelo Colégio Integral para a realização de um inventário no qual constará dados sobre as emissões diretas e indiretas, entre as quais, fontes de energia utilizadas na escola, transportes de materiais, efluentes, resíduos sólidos e o uso de transporte motorizado no deslocamento da nossa comunidade ao Colégio. O Colégio Integral ficará responsável pela manutenção de uma área de floresta nativa por um prazo de 05 (cinco) anos, tempo necessário para efetiva compensação das emissões de 2019, para a conservação do patrimônio natural, e para a manutenção de ecossistemas que nos proporcionam a água para beber, a polinização para que a vegetação continue a progredir, e toda biodiversidade. Isso porque atuar de forma sustentável é nossa proposta, em parceria com a SPVS. Professores e funcionários aprofundarão seus conhecimentos em Educação Ambiental na própria área de floresta nativa adotada pelo Colégio para que nossos alunos possam 'beber dessa fonte'. Estamos muito orgulhosos de ser a primeira escola a fazer parte de um projeto de Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa. Reconectar é nosso compromisso em 2020!" Na foto, a Reserva Natural do Papagaio-de-cara-roxa, que mantemos em Guaraqueçaba/PR.

Twitter

Lastest news

 

Projects

To SPVS, biodiversity conservation is an essential component for achieving sustainable development. From this perspective, the work is guided by the SPVS develop innovative mechanisms for the maintenance of the natural heritage and its ecological processes.

SPVS - Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental R. Victório Viezzer, 651 R , Curitiba, Paraná. (41) 3094-4600. .