Notícias Gerais

16 de fevereiro de 2017

Assinatura de documento firma compromisso público com a conservação da natureza

Por Comunicação

O dever de proteger, ao qual Teresa Urban se referia, passa pela participação da sociedade nas decisões do poder público. Para firmar o compromisso dos prefeitos eleitos em 2016 com a conservação da natureza, a SPVS elaborou, em conjunto com diversas outras instituições da sociedade civil organizada, uma carta de propostas aos candidatos às prefeituras de Curitiba e das cidades da Região Metropolitana.

Todos os candidatos eleitos assinaram o documento, comprometendo-se assim a dedicar esforços e recursos à preservação da biodiversidade da região, com ações concretas como a criação de um Fundo Metropolitano para a Conservação da Biodiversidade; estímulo à preservação em áreas particulares como a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) e programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); adoção da Certificação LIFE como estímulo ao investimento de empresas privadas; manejo de espécies exóticas e monitoramento constante de indicadores de biodiversidade em áreas naturais.

A carta propõe para as cidades da Região Metropolitana, a criação de uma estrutura funcional específica voltada à conservação da biodiversidade dentro das secretarias do Meio Ambiente ou na forma de instância independente. Outra proposta é a criação de Guardas Florestais Municipais encarregadas do combate à caça e ao desmatamento em áreas públicas e privadas.

Curitiba teve boas experiências de conservação aplicadas nos últimos anos. Tais avanços permitiram uma condição excepcional para que o município estabeleça parâmetros a serem seguidos em outros centros urbanos. A nova gestão da prefeitura tem em mãos a oportunidade de superar o conceito de “cidade verde”, assumindo uma posição mais abrangente de “cidade com biodiversidade”. A ação conjunta entre capital e Região Metropolitana pode salvar diversas espécies da fauna e flora local, em especial, as pertencentes aos campos naturais, ecossistema típico da região que encontra-se hoje sob grave ameaça de extinção.