Notícias Gerais

16 de fevereiro de 2017

Biodiversidade é conservada em áreas urbanas

Por Comunicação

O Condomínio da Biodiversidade é um programa da SPVS focado na conservação em ambientes urbanos e periurbanos

O Condomínio da Biodiversidade – ConBio – é um programa da SPVS focado em conservação da natureza em ambientes urbanos e periurbanos de Curitiba e Região Metropolitana. O programa que apoia proprietários de áreas naturais e o poder público, com objetivo de proteger a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, foi apresentado à sociedade no ano 2000 como um grupo aberto de pessoas interessadas na conservação da natureza.

A missão do ConBio é implantar uma rede de áreas naturais, públicas e particulares, em bom estado de conservação e preferencialmente conectadas, a exemplo da Estação Ecológica Campos Naturais de Curitiba Teresa Urban e do mosaico de reservas naturais que está em criação ao redor da Estação.

Ao longo desses 17 anos o ConBio já visitou mais de mil e trezentas propriedades realizando avaliações ambientais e o extensionismo conservacionista – ensinando boas práticas de manejo e conservação da biodiversidade para os proprietários, promovendo também a aproximação e integração entre eles. Essas ações resultaram na criação da APAVE (Associação de Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana) e no apoio a criação de novas unidades de conservação, em especial 14 das 17 Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) de Curitiba.

Outra importante frente de atuação do programa é a capacitação de professores da rede pública de ensino. Atualmente três mil e quatrocentos professores já foram capacitados, difundindo a conservação da Floresta com Araucária.

Além disso, as atividades promovidas pelo ConBio também têm participação direta na elaboração de políticas públicas e marcos legais e Curitiba e Região Metropolitana, a exemplo da política de Pagamento por Serviços Ambientais. Devido às parcerias firmadas com o setor público e privada, o ConBio firmou-se como um programa de conservação da natureza em ambiente urbano.

Em reconhecimento ao trabalho realizado, o ConBio tem se destacado em eventos nacionais e internacionais dedicados ao meio ambiente. O projeto foi apresentado na Conferência do Clima de Paris em 2015, foi vencedor do VII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza e segundo colocado no 15º Prêmio Von Martius de Sustentabilidade em 2016.