Campanha “Grande Reserva Mata Atlântica: Emoções o Ano Inteiro” visa destacar experiências autênticas que vão desde a contemplação da natureza até atividades de aventura

Empresários do setor de turismo dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina se reúnem para fomentar a prática do ecoturismo durante os meses de inverno, desenvolvendo a campanha chamada de “Grande Reserva Mata Atlântica: Emoções o Ano Inteiro”. O setor turístico foi um dos mais impactados pela pandemia, ao mesmo tempo em que a busca pelo contato com o meio ambiente se tornou um novo hábito adotado por boa parte da população. Sabendo disso, integrantes da iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica buscaram uma forma segura* de retomar a prestação de seus serviços mostrando que áreas de biodiversidade bem conservada são fonte de descanso, diversão, aventura e desenvolvimento local.

“A campanha tem o objetivo de mostrar ao visitante que é possível uma retomada do contato com a natureza de forma responsável. Além de oferecer serviços de qualidade, queremos trabalhar em conjunto para valorizar as riquezas naturais e culturais que temos em nossa região”, explica Tiago Choinski, gerente da filial de Morretes da Serra Verde Express. “O ecoturismo é uma das atividades que pode gerar maior retorno e desenvolvimento para áreas naturais”, acrescenta.

O Brasil abriga remanescentes de um bioma rico e singular no mundo: a Mata Atlântica. Este destino de natureza possui uma diversidade incrível de vida selvagem e paisagens preservadas, caracterizada por uma geografia ímpar, com cachoeiras, montanhas, cavernas e baías. Dentro desse território natural estão inseridas comunidades tradicionais, que preservam sua cultura e história. “A existência de um vasto mosaico de parques, reservas naturais e outras áreas protegidas por todo esse contínuo, frutos de um histórico de preservação dessa região, conduziu a uma impressionante diversidade de atrativos naturais e culturais que até hoje podem ser desfrutados pelos visitantes”, explica Ricardo Borges, coordenador de comunicação da iniciativa.

Natureza e cultura em harmonia, oferecem experiências de ecoturismo e turismo de aventura autênticas aos visitantes, especialmente no inverno.

O inverno é o período ideal para a prática de diversas atividades de turismo de natureza, pois apresenta um clima mais ameno, tem menos ocorrência de mosquitos e de tempestades. É também a temporada de escaladas no Brasil, sendo que alguns dos principais atrativos dessa região são o Pico do Marumbi (berço do montanhismo no Brasil) e o Pico Paraná (maior culminância do sul do país). “Os montanhistas que optam por essa aventura com certeza se deparam com um cenário impressionante. É emocionante subir as montanhas do Paraná, uma experiência sempre inesquecível”, conta Solange Latenek, praticante da atividade na Grande Reserva Mata Atlântica.

As trilhas também são excelentes opções de atividades no período do inverno. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana para manter o corpo saudável. Uma das formas mais simples para atingir esta meta é a caminhada, que oferece benefícios físicos e mentais, contribuindo para a redução da ansiedade. Na Grande Reserva Mata Atlântica, o roteiro Trilhas do Mel une a caminhada com história, proporcionando um passeio por praias desertas repleto de curiosidades sobre a formação sociocultural e geográfica do local.

Atividades como o cicloturismo também podem ser praticadas na Grande Reserva Mata Atlântica. Em Morretes (PR), por exemplo, é possível conhecer um pouco mais sobre a agricultura local, a fabricação da cachaça artesanal da região e em diversos trechos uma vista de “tirar o fôlego” da Serra do Mar. Já o Pedal no Guaraguaçu (RR) oferece uma experiência incrível e desafiadora em uma estrada pavimentada com conchas que conduz ao maior sambaqui do litoral paranaense.

São inúmeras atividades que este território oferece aos visitantes, incluindo a prática de canoagem, experiências gastronômicas, passeios em veículos 4×4, em embarcações e muitas outras opções para sair da rotina, se aventurar e valorizar o patrimônio cultural e natural. As atividades e reservas podem ser conhecidas por meio do site:

https://reservas.grandereservamataatlantica.com.br/

*Todos os operadores participantes da Campanha de Inverno foram orientados e preparados para oferecer as atividades seguindo os protocolos de segurança no combate à Covid-19. Aos visitantes é indicado que, em espaços públicos e privados da Grande Reserva Mata Atlântica, utilizem máscaras e mantenham o distanciamento social. Àqueles que estiverem com sintomas de covid, para a segurança de todos, indica-se que permaneçam em casa e busquem orientação médica. A Grande Reserva também recomenda a vacinação. Vacinas salvam vidas!

 

Sobre a Grande Reserva Mata Atlântica:

É o maior remanescente contínuo de Mata Atlântico no mundo. Trata-se de um imenso destino de natureza compartilhado pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com mais de 2 milhões de hectares. Uma das fontes do desenvolvimento econômico nessa região é a Produção de Natureza, já que seus atrativos naturais e culturais são oportunidades para geração de emprego e renda, através de uma série de bens e serviços de qualidade, com alto valor agregado.

A iniciativa tem como executores a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), a Fundação Grupo Boticário e diversos outros parceiros. A Campanha “Grande Reserva Mata Atlântica: Emoções o Ano inteiro” conta com a participação da ADETUR Litoral do Paraná, ADETUR Rotas do Pinhão, Ekôa Park e Serra Verde Express.