Notícias Gerais

11 de maio de 2018

Equipe técnica e de voluntários do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa participa de treinamento de técnicas verticais florestais

Por Comunicação

O treinamento promovido pela empresa Cerro Engenharia foi fundamental para aprimorar o conhecimento da equipe sobre as técnicas e garantir a segurança da atividade de monitoramento de ninhos. 

Na última semana, a equipe do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa participou do treinamento de técnicas verticais florestais promovido pela empresa Cerro Engenharia – Soluções em Alpinismo Industrial. O objetivo dessa capacitação é garantir a segurança de técnicos e voluntários nas atividades de monitoramento de ninhos da espécie em diferentes sítios reprodutivos no Paraná e em São Paulo.

treinamento-papagaio-mai2018-01

Além de instruções técnicas, a equipe participou de atividades práticas aplicadas sob monitoria na Reserva Natural Guaricica. A reserva é mantida pela SPVS no litoral paranaense há 15 anos contribuindo com a conservação de espécies florestais, como uma figueira com mais de 10 metros de altura utilizada para escalada da equipe.

treinamento-papagaio-mai2018-02

Os papagaios-de-cara-roxa utilizam cavidades em árvores antigas da floresta para fazer seus ninhos e preferem os Guanandis, que são árvores que podem atingir de 20 a 30 metros de altura. O treinamento, além de garantir a segurança da equipe, permitiu que técnicas e equipamentos mais modernos fossem apresentados aos técnicos e voluntários. Com isso, é possível otimizar o trabalho de monitoramento e facilitar a instalação de ninhos artificiais, outra importante contribuição do Projeto à conservação dos papagaios-de-cara-roxa.

treinamento-papagaio-mai2018-03

Nosso agradecimento à equipe da empresa Cerro Engenharia – Soluções em Alpinismo Industrial pela parceria e apoio ao monitoramento de ninhos!