top of page

Grande Reserva Mata Atlântica

A Grande Reserva Mata Atlântica é uma região de rara beleza que abriga o maior trecho contínuo remanescente deste bioma no mundo. Ainda mantém quase toda sua diversidade de ambientes e espécies da fauna e da flora, além de sua riqueza cultural e histórica. A delimitação deste território leva em consideração o habitat de espécies “topo de cadeia” como a onça-pintada, que precisam de grandes extensões ininterruptas de floresta para sobreviver.  

Cerca de 1,4 milhão de pessoas vivem nos 60 municípios que compartilham este gigantesco patrimônio localizado entre os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Além de sua relevância internacional, é uma excelente oportunidade para a Produção de Natureza no Brasil.

FotoCapa_GabrielMarchi.jpg

Foto: Gabriel Marchi ©

Mais sobre a Grande Reserva

A posição privilegiada da Grande Reserva Mata Atlântica, em uma região onde a Serra do Mar se aproxima da costa do Atlântico, garantiu a sobrevivência deste patrimônio até os dias modernos. Além disso, o relevo acidentado permite a existência de importantes mananciais que abastecem desde pequenas comunidades até grandes centros urbanos, localizados próximo ao seu entorno.

Neste grande destino de natureza, prevalecem histórias inspiradoras de pessoas que dedicam sua vida a proteger e valorizar a natureza e a cultura. São diversas as comunidades presentes nesse território, em especial indígenas, caiçaras e quilombolas. Além disso, muitas pessoas, entre empresários, educadores, funcionários públicos, pesquisadores, conservacionistas, entre outros, tornam a Grande Reserva cada vez mais fortalecida, principalmente a partir do trabalho em conjunto e do estabelecimento de objetivos compartilhados para o futuro desta região.

Logo y aplicaciones-01.png
01_0003_RESERBICUD_28112020-27.jpg

Por que apoiar a iniciativa?

A Grande Reserva Mata Atlântica, uma iniciativa liderada pela SPVS, reúne diferentes atores com um objetivo em comum, o desenvolvimento regional por meio da metodologia de Produção de Natureza – modelo que considera a integridade ecológica e a convivência harmônica entre a sociedade e o meio natural como bases para uma economia verde e restaurativa, principalmente em regiões rurais isoladas e menos favorecidas. 

Ao financiar ou apoiar esta ampla iniciativa, o parceiro será um dos protagonistas na manutenção de inúmeros serviços disponibilizados pela natureza da região, colaborando diretamente com o desenvolvimento da população local e a conservação do meio ambiente, preservação de parte da história brasileira e sobrevivência de espécies ameaçadas de extinção. 

Os apoiadores também são responsáveis pela construção de uma forte imagem positiva, destacando a Mata Atlântica como destino turístico rico, relevante e ecológico, uma vez que a região conta com boa infraestrutura e está próxima a grandes centros urbanos. 

A soma de inúmeras características da região configura um cenário cheio de oportunidades de desenvolvimento sustentável, no qual os parceiros desempenham um papel de destaque. Além disso, haverá o reconhecimento da marca ao contribuir para a conservação de uma área extremamente rica, reforçando positivamente a imagem institucional.

Possui interesse em apoiar ou participar da iniciativa? Entre em contato para tirar dúvidas e fazer uma avaliação sobre como iniciar propostas de parceria.

Quem pode apoiar?

A Grande Reserva Mata Atlântica nasce da união de distintos agentes da sociedade e é uma oportunidade única de desenvolvimento a partir da conservação da biodiversidade e da cultura. Dessa forma, Poder Público, setor privado, pesquisadores, estudiosos, moradores da região, setor de turismo ecológicos, instituições e pessoas interessadas em colaborar são as principais forças da iniciativa, que articula diferentes atores dos três estados.

01_0015_Antas_16122020-19.jpg
PaisagemCananeia_17122020-6.jpg

Resultados da iniciativa

Um dos primeiros resultados da Grande Reserva Mata Atlântica foi o lançamento da websérie “Histórias da Grande Reserva Mata Atlântica”, que começou a ser produzida em 2018 com a intenção de mostrar a complexidade e a riqueza da Região para todos os públicos. A produção chegou ao fim em 2021, após três temporadas. A websérie ultrapassou o YouTube, sendo exibida também em diversos canais de TV, com destaque para o Travel Box Brazil.

 

O ano de 2021 foi decisivo para consolidar a Grande Reserva Mata Atlântica, com a articulação da Rede de Portais, formada por apoiadores que acreditam nesta visão de futuro. Hoje, a Rede possui integrantes de quase todos os municípios da Grande Reserva nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

 

No mesmo ano, a Grande Reserva Mata Atlântica foi apresentada pela primeira durante a Conferência das Partes (COP 26), em Glasgow, na Escócia. A Grande Reserva figurou nos eventos paralelos, como exemplo prático que alia conservação e desenvolvimento. O projeto também esteve presente, em 2022, na COP27, realizada em Sharm El-Sheikh, no Egito, tendo sido apresentado no painel “Trazendo ações climáticas baseadas na natureza para as cidades em tempos desafiadores”, uma das atrações do “Dia da Biodiversidade”.

Ainda em 2021, foram inaugurados Centros de Informação oficiais da Grande Reserva Mata Atlântica. O primeiro deles começou a funcionar no Ekôa Park, como parte de objetivos traçados pela Rede de Portais ainda em 2019. Em julho, foi lançado oficialmente o espaço da Grande Reserva Mata Atlântica no Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (PR).

 

Em dezembro de 2022, a iniciativa participou da 16ª Conferência da Rede dos Lagos Vivos, realizada em Puno, no Peru. Representantes de 30 países se reuniram para debater projetos sobre conservação da biodiversidade, além da oferta de serviços ecossistêmicos e estratégias de mitigação dos impacto gerado pela intensificação das mudanças climáticas em lagos e zonas úmidas.

CONHEÇA QUEM APOIA A GRANDE RESERVA MATA ATLÂNTICA

bottom of page