Notícias Gerais

11 de setembro de 2017

Guia prático de cultivo de plantas ornamentais busca contribuir com a conservação da natureza em áreas urbanas

Por SPVS Comunicação

O guia prático de cultivo de plantas nativas ornamentais da Floresta com Araucária, A natureza no seu quintal, destina-se a todas as pessoas que gostam do contato e da convivência com a natureza em sua casa e que desejam contribuir com a conservação deste ecossistema.

A natureza em seu quintal foi elaborado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e pela Sociedade Chauá, com apoio da Prefeitura de Curitiba. O material reúne informações baseadas no cultivo de plantas no viveiro da Sociedade Chauá e na experiência dessas instituições em projetos e ações pela conservação da biodiversidade, especialmente da Floresta com Araucária.

O enfoque do guia são as plantas nativas da Floresta com Araucárias, ecossistema que integra o bioma Mata Atlântica. A maioria das plantas ornamentais popularmente comercializadas no Brasil são oriundas de outras partes do mundo e muitas delas sofrem melhoramento genético para se tornarem generalistas e atenderem a diferentes consumidores. É importante conhecer e cultivar as plantas que ocorrem naturalmente em cada região, pois estas são mais adaptadas ao clima, solo e animais nativos, fazendo parte do patrimônio natural e cultural.

Além disso, conservar plantas nativas tem um importante papel na qualidade de vida dos cidadãos e para o equilíbrio do ambiente. Entre as funções desempenhadas pelas plantas estão, por exemplo, a retirada do gás carbônico, com liberação de oxigênio, mantendo a qualidade do ar e contribuindo para a regulação do efeito estufa; retenção dos poluentes atmosféricos; regulação do clima e das chuvas; proteção dos solos, nascentes e rios; além de embelezem as paisagens serem fontes de alimentação e de medicamentos.

Acesse aqui o guia A natureza no seu quintal e contribua para a conservação da natureza

Floresta com Araucária ou Floresta Ombrófila Mista

O ecossistema Floresta com Araucária, ou Floresta Ombrófila Mista, integra o bioma Mata Atlântica e localiza-se em partes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul. Pontualmente, é possível encontrar trechos do ecossistema nas regiões serranas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Originalmente, a Floresta com Araucárias ocupava 20 milhões de hectares, entretanto restam apenas 0,8% de remanescentes florestais. Ameaças como o comércio e a venda ilegal de madeira, desflorestamento para utilização das áreas pela agricultura e pecuária, além da crescente ocupação urbana agravam ainda mais este situação.

As poucas áreas ainda existentes de Floresta com Araucárias abrigam mais de 300 espécies de flora, algumas em perigo e ameaçadas de extinção, como o pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia), o cedro (Rollinia salicifolia), o butiá (Butia eriospatha) e o xaxim (Dicksonia sellewiana). Muitas espécies encontradas neste ecossistema têm potencial ornamental e seu cultivo, mesmo em pequenas áreas residenciais urbanas, desempenham um papel fundamental na manutenção da biodiversidade e da qualidade de vida.