Serviços ambientais

A temática dos serviços ambientais (ou serviços ecossistêmicos) tem cada vez mais despertado atenção de governos e empresas.

A experiência da SPVS, ao longo de quase 30 anos de história, abrange diversos mecanismos que levantam serviços ambientais disponibilizados pelas iniciativas da instituição.

Serviços ambientais

  • Água: Proteção de mananciais que garantem a água limpa e em quantidade suficiente.
  • Saúde: Fonte de princípios ativos para cura de doenças. Contribui com a manutenção da qualidade do ar.
  • Segurança: Colabora na fixação de carbono, ajudando no equilíbrio climático. Amenizam efeitos de intempéries e acidentes naturais.
  • Lazer: Contemplação de paisagens naturais e da diversidade de ambientes e espécies. Atividades ligadas ao turismo.
  • Matérias-primas: Espécies da flora e da fauna representam amplo potencial de benefícios a partir de sua adaptação para gerar alimento e matérias-primas ao homem.

Em 2008, a Prefeitura Municipal de Curitiba criou o Programa Biocidade – o qual tem convergência com a iniciativa Condomínio da Biodiversidade (desenvolvida pela instituição desde 2000). E, em 2012, o Governo do Estado do Paraná, por intermédio do Programa Bioclima, reconheceu a influência do trabalho da SPVS para configuração deste Programa de conservação de áreas naturais e estabelecimento de mecanismos de pagamento de serviços ambientais no Estado.

Para as empresas, este é um assunto que também se aproxima de seus negócios – entendendo que a inserção da conservação da biodiversidade também abrange o diálogo com proprietários de áreas que proveem os serviços ambientais usufruídos pelas companhias.

A SPVS também enxerga na temática dos serviços ambientais uma abertura para diálogo com empresas, a fim de estabelecer projetos de resultados e benefícios múltiplos.