28 de maio de 2013

Plataforma Global reúne ferramenta e estudos de caso sobre negócios e biodiversidade

CBD_logo

O website da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CBD, na sigla em inglês) apresenta um conteúdo especial sobre negócios e biodiversidade. Trata-se da Plataforma Global sobre Negócios e Biodiversidade - www.cbd.int/business, disponível em inglês.

Nesse espaço é possível conhecer  estudos de caso e  inúmeras ferramentas do mundo todo para despertar junto ao setor privado a importância que a biodiversidade tem para os negócios.

É sempre bom lembrar que a CBD é um organismo intergovernamental, que procura estabelecer acordos entre países para manter o patrimônio natural em todo o Planeta. E esses acordos podem se transformar em demandas que as sociedades, incluindo as empresas, terão que ajudar a responder. Isso significa que é possível em um futuro próximo que as companhias tenham um “dever de casa” (que pode ser um novo marco regulatório) a cumprir em favor da conservação da natureza e para a consecução de metas da CBD.

Quando se faz uma comparação com um outro tema de extrema relevância para nossos dias, as mudanças climáticas — que também tem sua própria Convenção das Nações Unidas –, há, sim, uma expectativa a ser alimentada de que empresas tenham que ter um compromisso mais sólido em relação à conservação da biodiversidade. Há 15 anos, quem imaginaria que empresas se interessariam a compensar emissões de gases de efeito estufa, as chamadas “neutralização de carbono”, para ajudar a combater as mudanças climáticas? Além da atenção da sociedade como um todo para este assunto, certamente esse novo e positivo comportamento empresarial tem relação com as discussões que se iniciaram no âmbito intergovernamental, em reuniões das Nações Unidas.

O dever de casa, no entanto, já pode estar realizando por várias empresas. Elas já se anteciparam ou estão se antecipando a cenários que exigirão que sustentabilidade empresarial dê respostas à necessidade de se proteger ecossistemas em todo o planeta — são eles, afinal, que geram uma infinidade de benefícios (os serviços ambientais), dos quais as atividades econômicas têm total dependência.

Aqui mesmo no website da SPVS é possível conhecer exemplos de empresas que apoiam projetos da instituição e, por isso, demonstram o reconhecimento da importância de se manter os processos ecológicos que garantem a disponibilização de água, de conservação do solo, de ciclagem de nutrientes, da regulação climática, entre outros serviços ambientais.

Na Plataforma Global da CBD, é possível conhecer muitas outras iniciativas.

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Deixe um comentário