Notícias Gerais

3 de julho de 2013

Programa E-CONS, da SPVS, que conta com apoio do HSBC, conquista um dos principais prêmios ambientais do Brasil

Por Comunicação

A SPVS recebeu dia 26 de junho o prêmio von Martius de Sustentabilidade 2013, com o programa E-CONS (Empreendedores da Conservação), ficando em primeiro lugar na categoria Natureza. A distinção é concedida pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. O reconhecimento foi entregue em São Paulo, durante o Ecogerma 2013, um congresso de tecnologias sustentáveis também organizado pela Câmara Brasil-Alemanha, no Club Transatlântico.

Desde 2000, o prêmio contempla trabalhos de empresas, ONGs, indivíduos, governos e instituições nacionais nas categorias Natureza, Humanidade e Tecnologia. Concorrem projetos concluídos ou em andamento que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural alinhado ao conceito de desenvolvimento sustentável. No total, 100 projetos foram inscritos na edição de 2013 – 24 na categoria Natureza, 38 em Humanidade e 38 em Tecnologia.

Capa

Crédito: Adriano Gambarini

O programa E-CONS

O programa E-CONS surgiu em 2012, a partir de uma parceria firmada entre a SPVS e o HSBC Bank Brasil (parceiro da instituição desde 2007). A iniciativa apoia lideranças que realizam ações inovadoras de conservação da natureza em todos os biomas do Brasil.

De acordo com Clóvis Borges, diretor da SPVS, o reconhecimento representa uma vitória para a conservação. “Este projeto tem o apoio do HSBC, que há muitos anos vem sendo o principal parceiro da SPVS e que entende que, dentro do processo de sustentabilidade, a conservação da biodiversidade é fundamental. Este tipo de compreensão é o que buscamos ao longo desses 30 anos de nossa trajetória. Desejamos incorporar na sociedade, nos governos e na iniciativa privada – que é uma das grandes esperanças para gerar inovação e cadeia em escala – o reconhecimento de que não existe sustentabilidade sem a conservação do patrimônio natural. O HSBC compreendeu isso e tem nos dado um apoio extraordinário em relação ao desenvolvimento de projetos”.

Desde 2012, o HSBC investe recursos financeiros nos Empreendedores da Conservação, para que possam criar planos estratégicos e fortalecer suas iniciativas. Trata-se de uma proposta inédita no Brasil, que traz impactos positivos no âmbito da conservação da natureza, na economia e no bem estar social gerado nos locais onde os projetos são realizados.

Para o HSBC, é gratificante ver a SPVS receber uma premiação como essa. “Acreditamos nos frutos desse modelo de trabalho por já estarmos em um estágio que vai além da simples conservação. Investimos na transformação de um líder ambiental em um empreendedor da conservação, e acreditamos que ele pode promover verdadeiras transformações sociais e econômicas em sua comunidade, a partir de um projeto ambiental”, diz Linko Ishibashi, superintendente executiva da área de Sustentabilidade do banco.

Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2013

O prêmio leva o nome do pesquisador alemão Carl Friedrich Phillip von Martius (1794 – 1868), cujo trabalho de pesquisa científica feito durante a viagem de quase três anos pelo Brasil, entre 1817 e 1820, contribuiu para o conhecimento e a valorização do ambiente natural e cultural do país.

Em 11 edições, o von Martius recebeu a inscrição de 1.741 projetos e já premiou 99 cases.

Leia mais:

Ganhos institucionais

Entrevista com HSBC

E-CONS pelo Brasil

E-CONS reconhecem a importância do apoio oferecido pelo Programa