Incentivo ao Ecoturismo de Base Comunitária

Com o objetivo de organizar o ecoturismo de base comunitária e desenvolver um modelo de geração de renda alternativo à população da Área de Proteção (APA) de Guaraqueçaba, foi formada, em 2007, com o incentivo da SPVS, a Cooperativa de Ecoturismo de Guaraqueçaba – Cooperguará Ecotur, iniciativa apoiada pelo Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, TAM Linhas Aéreas e PADF, em parceria com a BOEING e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Considerando que o ecoturismo depende totalmente da boa integridade dos ambientes naturais para ser promovido, a atuação da cooperativa se baseia na fundamental necessidade de conservação da região, que, por sua vez, permite a disponibilização de serviços ambientais, como ar e água limpos, redução de erosão e manutenção climática, além da manutenção das belezas cênicas para as comunidades como um todo.

Única operadora de turismo da região de Guaraqueçaba com cadastro no Ministério do Turismo, a Cooperguará atua em um local de proteção ambiental, que possui carência de empregos e atividades econômicas, sendo o ecoturismo uma boa alternativa de renda à comunidade. No modelo de economia solidária, na qual cada cooperado prioriza o consumo e compra de produtos locais, a cooperativa se fortalece, aprimorando cada vez mais a qualidade de seus serviços.

Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, é um dos locais de nosso país com natureza exuberante, em uma Área de Proteção Ambiental, reconhecida pela riquíssima biodiversidade da Mata Atlântica. A região tem grande vocação para conservação da natureza, pois é a maior área contínua de Floresta Atlântica e mais bem conservada do Brasil.

Gráfico Família

Ao todo, a Cooperguará conta com 25 famílias de cooperados, empreendedores que atuam nos meios de hospedagens, alimentação, transportes marítimos e terrestres, artesanatos, produtos da agricultura familiar e condutores locais.

Atualmente a busca pelo fortalecimento deste empreendimento, a partir do ingresso de novos membros e do aumento da venda dos serviços prestados na região de Guaraqueçaba, representa o maior desafio a ser enfrentado pelo projeto.

Acesse www.visiteguaraquecaba.com.br e conheça mais sobre Guaraqueçaba.

Apoiadores desse Projeto

  • FBPN
  • TAM
  • Boeing
  • Ministério do Meio Ambiente
  • PADF