Programa E-CONS

O Programa E-CONS – Empreendedores da Conservação – é uma iniciativa criada em 2012, e direcionada à identificação de pessoas com perfis de liderança e com o propósito de fortalecimento estratégico de ações relevantes em conservação da biodiversidade em todos os biomas brasileiros. Com o apoio do HSBC Brasil como principal parceiro no desenvolvimento do Programa em sua primeira fase (2011 a 2015), a iniciativa diferencia-se de outros mecanismos de suporte a lideranças, por investir na expansão de projetos, que possuam visão de longo prazo e forte comprometimento com a conservação da natureza.

Além do investimento financeiro, o Programa também desenvolve o estímulo à captação de recursos, de busca do reconhecimento e de representatividade, na constituição de novas parcerias estratégicas e na articulação com outros atores para a replicação de atividades, capazes de ampliar a força e os resultados dos projetos.

Ao tratar também de indicadores de conservação da biodiversidade, o Programa E-CONS mantém como um dos seus desafios, identificar e mensurar os principais serviços ambientais disponibilizados pelos projetos apoiados. Como resultado da identificação dos principais serviços ambientais inerentes a cada projeto, serão produzidos dados quantitativos e financeiros, facilitando a compreensão dos impactos e relevância das ações.

Desde o seu lançamento, o Programa apoia seis E-CONS em cinco biomas do Brasil, e busca novos candidatos e apoio da iniciativa privada para sua expansão, para proporcionar oportunidades de investimentos com forte valor agregado pela incorporação do tema da conservação da biodiversidade, na gestão ambiental e nos negócios das empresas.

Foto Destaque: Rogério Cunha de Paula

Acesse www.programaecons.org.br e saiba mais sobre o Programa E-CONS.

Principal apoiador do Programa em sua primeira fase

  • HSBC