Governança

A SPVS é uma instituição do terceiro setor qualificada, desde 2001, como uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Fundada em 1984 por pesquisadores e profissionais para criar novas alternativas de atuação na área da conservação da natureza, a SPVS é composta por uma Assembleia Geral, órgão supremo na estrutura hierárquica. A Assembleia é formada pelos sócios da SPVS, os fundadores da instituição e profissionais, pesquisadores e lideranças da sociedade que são indicados pelos próprios sócios com base em trabalhos relevantes que fazem pela causa da conservação da natureza ao longo do tempo.

Entre as atribuições da Assembleia estão aprovar relatório de atividades e balanços, bem como eleger membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

O Conselho Deliberativo tem a função de discutir sobre as metas, diretrizes e indicadores de desempenho, além de auxiliar no desenvolvimento de programas de captação de recursos. É este Conselho também quem decide sobre a aquisição do patrimônio e indica o Diretor Executivo.

Por sua vez, o Conselho Fiscal é responsável por emitir pareceres sobre os balanços enviados pela Diretoria Executiva, opinar sobre a realização de operações financeiras e fiscalizar o cumprimento do Estatuto da instituição.

Indicado pelo Conselho Deliberativo, com nome aprovado pela Assembléia Geral, o Diretor Executivo da SPVS é uma figura-chave dentro da instituição. Tem como dever, transferir para o dia-a-dia da instituição as resoluções estabelecidas nas reuniões da Assembléia Geral, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal.

A SPVS é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de associação sem fins lucrativos. Instituição brasileira e autônoma que, desde 1984, se dedica, de forma contínua, ao desenvolvimento de estratégias para obtenção de resultados em conservação da natureza. A SPVS também busca sensibilizar a sociedade do significado da manutenção da biodiversidade, tornando este um assunto de interesse coletivo.

A SPVS gerencia de forma eficaz seus processos de gestão, com transparência e compromisso. Anualmente, é disponibilizado no website da instituição o Relatório Anual, com principais resultados de seus projetos, bem como as demonstrações contábeis.

Ao apresentar os resultados alcançados, a instituição permite que a sociedade e empresas avaliem o trabalho da instituição e sua contribuição para a conservação da biodiversidade.

Para ter acesso ao estatuto da SPVS, clique aqui

Conselho Deliberativo

Carlos Manoel Amaral Soares

Presidente do Conselho Deliberativo. Analista e auditor sênior na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), graduado em Administração de Empresas pela FAE Business School (Curitiba), com especialização em Administração Postal pela Escola Superior de Administração Postal - ESAP/ECT (Brasília). Há mais de 15 anos participa das organizações conservacionistas Birdlife International, Fundação Pró-Natureza, Conservação Internacional - CI/Brasil e SPVS. É membro fundador do Condomínio da Biodiversidade e (ConBio). É conselheiro da SPVS desde novembro de 2004.

André Rocha Ferretti

Membro dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Graduado em engenharia florestal pela ESALQ/USP em 1994, mestre em Ciências Florestais (ESALQ/USP). Trabalhou na equipe técnica do Programa Margem Verde, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI)/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (julho de 1998 a julho de 1999). Trabalhou na SPVS de outubro de 1999 a maio de 2005. Atualmente ocupa o cargo de coordenador de Estratégias de Conservação na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. É conselheiro da SPVS desde agosto de 2007.

André Virmond Lima Bittencourt

Membro do Conselho Deliberativo. É consultor independente nas áreas de geologia e geoquímica ambientais, qualidade de água e hidrogeoquímica. É professor aposentado da Universidade Federal do Paraná. Tem Mestrado e Doutorado pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pela Université Paul Sabatier, França. É conselheiro da SPVS desde dezembro de 2001.

Christophe Allain

(...)

Christoph Hrdina

Membro do Conselho Deliberativo. Graduado em Agricultura Tropical pelo Instituto Alemão para Agricultura Tropical e Subtropical (DITSL), de Witzenhausen/Goettingen/Kassel, Alemanha, seu país de origem. Migrou para o Brasil em 1975 e hoje é proprietário de uma agência de viagens especializada em turismo ambiental. É conselheiro da SPVS desde setembro de 2012.

Dieter Brepohl

Membro do Conselho Deliberativo. Brepohl tem graduação em Economia e Direito e é missionário do International Fellowship of Evangelical Students (IFES), do qual é atualmente presidente do Conselho. Dieter também é presidente e proprietário do Lapinha SPA, reconhecido como um dos melhores das Américas. É conselheiro da SPVS desde setembro de 2012.

Giem Guimarães

Giem Guimarães é mestre em International Business Law pela Universidade de Viena e em Business pela Universidade Positivo. Pós-graduado em Marketing pela University of California, também é acionista e membro do conselho do Grupo Positivo. Foi presidente da Posigraf, da ABIGRAF-PR (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) e diretor da FIEP (Federação das Indústrias do Paraná). No terceiro setor atua há mais de 15 anos como conselheiro da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental). Foi um dos realizadores do Instituto LIFE e do Instituto Positivo. É um dos maiores incentivadores da proteção da Floresta com Araucária. Sua atuação empresarial destaca-se pela defesa da conservação do patrimônio natural.

Humberto de Ramos Cabral

Membro do Conselho Deliberativo. Graduado em Engenharia Florestal, especialista em Tecnologia da Madeira e pós-graduado em Administração Industrial, é diretor da empresa Embafort Embalagens Industriais. Atuante em diversas associações ligadas à indústria e à cidadania empresarial, é um empresário consciente do papel da indústria na conservação da natureza. É conselheiro da SPVS desde dezembro de 2006.

Marcos da Ré

Membro do Conselho Deliberativo. Atualmente, é diretor executivo do Centro de Economia Verde da Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras). Coordenou mais de 40 projetos de planejamento de áreas protegidas, desenvolvimento regional sustentável, concepção de modelos e mecanismos para gestão de ativos ambientais e transformação social, envolvendo tecnologia e formulação de políticas públicas. Professor convidado (2005 e 2006) para disciplinas de Análise de Impacto e Conservação no Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Forum Latinoamericano de Ciências Ambientais (Flacam), em La Plata, Argentina. Também é fellow da ASHOKA Empreendedores Sociais, desde 1994. É conselheiro da SPVS desde setembro de 2012.

Conselho Fiscal

Claudemir Gonçalves Liberal

Presidente do Conselho Fiscal. Consultor ambiental em aspecto econômico. É bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Administração e Economia - FAE e pós-graduado em Planejamento e Análise de Investimento (FAE/ CDE) e em Elaboração, Gerência e Avaliação de Projetos Governamentais (IPARDES/UEL). É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Foi professor da FAE e da PUC PR e atualmente ministra aulas para o curso de Economia da Universidade Positivo. É conselheiro da SPVS desde fevereiro de 2003.

André Rocha Ferretti

Membro dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Graduado em engenharia florestal pela ESALQ/USP em 1994, mestre em Ciências Florestais (ESALQ/USP). Trabalhou na equipe técnica do Programa Margem Verde, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI)/Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (julho de 1998 a julho de 1999). Trabalhou na SPVS de outubro de 1999 a maio de 2005. Atualmente ocupa o cargo de coordenador de Estratégias de Conservação na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. É conselheiro da SPVS desde agosto de 2007.

Luís Gustavo Budziak

Membro do Conselho Fiscal. Sócio da Valuup Consultoria. Tem mestrado em Administração (UP), especialização em Contabilidade e Finanças (UFPR), graduação em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (UFPR) e curso de negócios internacionais (UCI – Universidade da Califórnia Irvine). Atua na área de contabilidade, controladoria e planejamento financeiro. Foi gerente sênior de uma das maiores consultores contábeis (big four) na área corporate finance e projetos de reestruturação de empresas. Também foi gerente de controladoria e CFO de empresas de grande e médio porte. É conselheiro da SPVS desde maio de 2015.

Diretor Executivo

Clóvis Borges

Formado em Medicina Veterinária e com Mestrado em Zoologia, Clóvis dirige a SPVS com o desafio de garantir o fortalecimento institucional da SPVS e promover ações consistentes e articuladas com atores públicos e privados, no campo da conservação da natureza. É fellow da Ashoka, afiliado à Fundação Avina, membro do Conselho Consultivo do FUNBIO e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto LIFE, instituição que gere a Certificação LIFE.