Notícias Gerais

29 de agosto de 2013

Conheça os trabalhos de Renato Rizzaro

Por Assessoria de imprensa/SPVS

O Programa Desmatamento Evitado conta atualmente com 22 proprietários apoiados e todos têm um papel fundamental para o sucesso da iniciativa. O engajamento em prol da conservação da natureza pode se dar de diversas formas. Conheça as histórias de Renato Rizzaro e Germano Woehl Jr., proprietários de áreas naturais que promovem suas ações usando muita criatividade, tendo a comunicação como uma das principais ferramentas.

Renato Rizzaro é designer gráfico e fotógrafo desde meados dos anos 70. Nasceu em São Paulo, mas deixou a capital em 1979. Mudou-se para Santa Catarina, onde criou uma agência de propaganda. Em 1998, conheceu Gabriela Giovanka, com quem viria a se casar e comprar uma área na Serra Catarinense, no município de Alfredo Wagner, em 2001. Pouco tempo depois, transformou-a em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), que batizou como Reserva Rio das Furnas.

A propriedade é de grande relevância para a região e possui sete cachoeiras, diversas nascentes e um sítio arqueológico.

A Reserva possui 53,5 hectares totalmente adotados pelo Programa Desmatamento Evitado, da SPVS, e, além de promover ações em sua propriedade referentes ao projeto, o casal também realiza outras atividades para contribuir para a conservação da biodiversidade.

Entre os projetos que desenvolve, estão restaurações de remanescentes florestais, promoção de pesquisas científicas, além de trabalhos de educação ambiental com crianças e professores.  A Reserva Rio das Furnas também inspira a criação de alguns produtos, como as Caixas de Aves e “pôsteres-cartazes” que Renato desenvolveu com a esposa e biólogos parceiros, ilustrados pelas aves dos biomas brasileiros. Até agora já lançaram as Aves da Floresta Atlântica, Pantanal e Amazônia. O material está fazendo sucesso entre os apaixonados por natureza.

Já na segunda edição, os pôsteres da Floresta Atlântica foram vendidos pela internet e doados à instituições e escolas da Rede Pública de Ensino de diversas localidades. O dinheiro arrecadado com as vendas é revertido para a manutenção da Reserva Rio das Furnas e para custear parte das expedições aos biomas brasileiros.

As próximas expedições serão para o Cerrado, a Caatinga e o Pampa, um bioma a cada ano, assim como os pôsters são lançados após a expedição.

Engajados na luta pela conservação da biodiversidade, Renato e Gabriela também fazem parcerias com instituições e escolas, procurando incentivar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da Natureza.

www.riodasfurnas.blogspot.com

http://www.riodasfurnas.org.br/