Por curiosidade experimente procurar em algum buscador sobre os serviços ofertados por uma Reserva Natural. Com certeza você encontrará informações sobre fornecimento de água, alimentos, medicamentos, qualidade do ar e dos solos, polinização, regulação do clima e turismo. O que poucas pessoas observarão é a relação de todos esses itens com saúde pública.

A pandemia do Covid-19, como já se sabe, tem origem no desequilíbrio entre a relação humana, as áreas naturais e suas espécies. Não é a toa que se fala em uma retomada verde após a pandemia. Não se trata apenas de uma preocupação com a saúde humana, mas de uma relevante atenção à saúde de nosso planeta.

Para que isso aconteça de forma efetiva também é preciso que nos reconectemos com a natureza. Neste sentido, a possibilidade de visitar as Reservas Naturais são oportunidades de restauração de pessoas e de suas histórias, bem como de compreensão da real importância das florestas nativas. Caminhar por uma floresta bem conservada nos faz refletir sobre as décadas necessárias para o crescimento de cada uma daquelas árvores. Sentir o aroma do ar puro misturado com as diversas fragrâncias das flores nos faz perceber que nenhuma espécie de vida pode existir isoladamente. Ouvir o som dos animais misturado ao barulho suave de um riacho é um convite a pensarmos sobre a necessária interdependência de cada indivíduo com o meio ambiente.

Entendendo essa íntima e profunda relação e a necessidade que temos de nos restaurarmos com a natureza, a SPVS vem se preparando para oferecer essa vivência única em suas Reservas Naturais no litoral do Paraná. Há mais de 20 anos recuperando a natureza e fazendo parte da construção de histórias de moradores locais, entendemos que chegou a hora de abrir essas áreas para a restauração de mais pessoas.

A pandemia nos fez olhar para todas as oportunidades disponíveis nas Reservas. Nos últimos anos, nosso trabalho trouxe novas espécies para a região, trouxe maior desenvolvimento local, ofertou estudo e trabalho de qualidade, aproximou estudantes de descobertas científicas, desenvolveu novas tecnologias em prol da conservação. Nos últimos meses, abrimos novas trilhas, preparamos estruturas, estudamos e aprendemos juntos com o objetivo maior de produzir futuro!

Assim que a pandemia nos permitir, estaremos esperando você para uma oportunidade única de restauração pessoal. Equilibrando saúde e meio ambiente teremos oportunidades de deixar um verdadeiro legado para as futuras gerações. A resposta que buscamos online está na produção de natureza! Por enquanto, fique em casa! Pela sua e pela nossa saúde!