Clique aqui para acessar o Relatório Anual de 2019

Afirmar que a busca por resultados na área da conservação da natureza em nosso país representa uma atividade já plenamente estabelecida, a partir de práticas comsolidadas, certamente não representa uma afirmação que condiz com a realidade. Em função disso, os avanços extraordinários obtidos em anos passados neste campo, a partir de um valoroso grupo de pessoas e instituições, precisam ser reconhecidos como grandes conquistas, que aos poucos permitem a abertura de novos espaços para garantir a proteção do nosso patrimônio natural.

Nós representamos uma destas instâncias que, de forma sempre muito determinada, segue na busca de mudanças que insiram o tema da conservação da natureza na agenda da sociedade.  Ao longo dos últimos 35 anos os muitos integrantes que colaboraram e colaboram com a SPVS perseguem incansavelmente este objetivo.

Chegamos em 2019 conscientes dos desafios ainda mais complexos que passam a fazer parte de nossa realidade. Ao mesmo tempo que nos tornamos mais estratégicos com o tema da comunicação e relacionamento, como mecanismo fundamental para um diálogo mais próximo com diferentes atores da sociedade.

Vencemos mais um ano de trabalho, com muito esforço e compromisso para avançar na agenda da conservação. Formamos equipes que se desdobram em realizações dentro e fora de nossas ações próprias. Contamos com apoio fundamental de muitas instituições nessa caminhada, numa articulação constante para identificação de sinergias e maior qualificação de nosso trabalho.

Também 2019 foi o ano das rupturas dos modelos convencionais. O grande aprendizado foi a percepção do enorme desafio de se buscar novas formas de trabalho e posicionamentos. E de como, cada vez mais, “todos” somos dependentes de uma natureza equilibrada e saudável.

Falamos hoje de Produção de Natureza e inserimos o contexto econômico e social nas ações protagonizadas. A conservação se torna meio e não fim, permitindo uma condição de melhor entendimento sobre a sua importância. Buscamos enxergar mais do alto para assumir agendas de maior envergadura, capazes de realmente gerar mudanças de cenário, um princípio sempre defendido em cada uma das ações por nós desenvolvidas.

Temos importantes projetos sendo executados, todos com perspectivas de longo prazo, com muitos resultados concretos em conservação da natureza. Completamos os 20 anos de nossas Reservas Naturais, com a força dos colaboradores da região, parcerias institucionais, além de muitas alianças locais cada vez mais consistentes e colaborativas.

O Condomínio da Biodiversidade (ConBio) e sua importância para a saúde e resiliência das cidades. Projetos com espécies como os papagaios e o mico-leão-da-cara-preta abrindo novas fronteiras. As ações de educação para conservação saindo do litoral e adentrando no planalto. Projetos de restauração e compensação ambiental, cada vez mais ganhando espaço e perspectivas de ampliação de novas oportunidades.

Além da iniciativa da Grande Reserva Mata Atlântica, que vem ampliando adesões e contando histórias de sucesso em um território que abrange e une três estados, criando o sentimento de pertencimento e deixando um legado sem precedentes.

Seguimos dando exemplos e gerando novas possibilidades. Apesar do ambiente externo apresentar um clima de tantos tropeços e percalços, a SPVS vem se mantendo e se ajustando ao novo cenário à frente. Resiliência, perseverança, adaptação e enfrentamento representam um conjunto de adjetivos com os quais nos identificamos proximamente. E, é com esta determinação que todos os que trabalham conosco tem dedicado parte de suas vidas.

Este ano uma merecida homenagem é endereçada aos que, mesmo com as adversidades tão presentes neste ano difícil, fizeram a conservação da natureza acontecer. As pessoas que estiveram à frente dos projetos e por traz deles. Na área administrativa, no financeiro, no setor jurídico, na comunicação, nas atividades de manutenção, nas ações de fiscalização, os integrantes de nosso Conselhos e Assembleia, e assim por diante.

Nossos mais sinceros agradecimentos aos quem tem este forte compromisso com a nossa causa e com a nossa instituição.

Carta de apresentação do Relatório Anual de 2019, escrita por Clóvis Borges (diretor executiva da SPVS) e Monica Borges (diretora de assuntos corporativos da SPVS)