Opinião

8 de agosto de 2017

SPVS é eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil em prêmio que destaca gestão e transparência

Por Comunicação

Trabalho da ONG paranaense pela conservação de áreas naturais foi listado como um dos mais consistentes em seus processos de gestão e transparência, entre mais de 1500 instituições, segundo avaliação feita pelo Prêmio Melhores ONGs

campanha-epoca-site

A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) foi reconhecida como uma das melhores organizações não governamentais atuantes no Brasil. Com sede em Curitiba, a SPVS tem mais de 30 anos dedicados à conservação e restauração de áreas naturais. O objetivo da premiação é dar destaque às instituições que apresentam maior credibilidade e condições para receber o apoio de doadores e voluntários, tornando-as referências para outras ONGs.

Segundo o último levantamento de Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil, feito pelo IBGE e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Brasil tem cerca de 300 mil ONGs trabalhando por diversas causas e setores da sociedade. O prêmio que selecionou as organizações presentes no guia Melhores ONGs avaliou, principalmente, a transparência e responsabilidade na gestão das mais de 1500 ONGs inscritas, além da relevância e impacto do trabalho realizado.

“Os prêmios recebidos pela SPVS anteriormente eram voltados aos nossos projetos de conservação da biodiversidade. É importante dar destaque também à responsabilidade com a qual esses projetos são executados exaltando os processos de gestão que a instituição possui”, comemora Clóvis Borges, diretor-executivo da SPVS. Segundo Borges, o reconhecimento da gestão tem importância especial para as ONGs, por serem instituições que dependem de pessoas e empresas que acreditem na causa defendida pela organização e confiem que sua doação vai ser empregada de forma responsável. “A realização de auditorias externas, presença de um conselho deliberativo, a comunicação com o público e a divulgação de relatórios administrativos e financeiros são fundamentais para darmos aos nossos parceiros a certeza de que o esforço e investimento vai gerar um retorno positivo para a sociedade”, explica.

O evento de premiação das Melhores ONGS, realizado pelo Instituto Doar em parceria com a revista Época, aconteceu em São Paulo na última segunda-feira (07) e reuniu entidades atuantes em diversas áreas e vindas de todas as regiões do país.

Melhores-ONGs-2017-noticia

Cerimônia de entrega do Prêmio Melhores ONGs. Na foto Alexandre Mansur (editor executivo da Revista Época), e os fundadores da SPVS – Mônica Borges (Parcerias Corporativas) e Clóvis Borges (diretor executivo da SPVS) – da esquerda para a direita

Sobre a SPVS

Fundada em 1984, a SPVS reúne profissionais de diversas áreas para desenvolvimento de projetos de conservação da natureza, investindo em ações inovadoras que possam ser expandidas e replicadas em diferentes biomas brasileiros. A ONG realiza projetos conjuntos com empresas, instituições públicas e do terceiro setor para preservar os remanescentes de áreas nativas, com foco especial na Mata Atlântica.