Notícias Gerais

9 de abril de 2019

SPVS recebe medalha de Mérito Ambiental

Por Comunicação

04-04-2019 Aniversário do Batalhão de Polícia Ambiental

Reconhecimento é concedido anualmente a instituições e pessoas que atuam em prol do meio ambiente (Créditos: Amanda Morais)

A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) recebeu na quinta-feira (4 de abril), do Batalhão de Polícia Ambiental do Paraná – Força Verde, uma medalha de Mérito Ambiental pela dedicação e trabalho em prol da natureza. O reconhecimento é entregue anualmente a militares estaduais, instituições e civis que atuam em prol do meio ambiente em parceria com o Batalhão. A solenidade de entrega aconteceu durante a celebração do aniversário de 62 anos da instituição, realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba, sede do governo estadual.

A SPVS mantém uma parceria de sucesso com o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde desde 2005, por meio da atuação conjunta em ações de fiscalização e proteção realizadas nas três reservas naturais criadas e mantidas pela instituição no litoral paranaense: a Reserva Natural das Águas e a Reserva Natural Guaricica, em Antonina, e a Reserva Natural Papagaio-de-cara-roxa, em Guaraqueçaba.

Para o capitão do BPAmb-FV, Álvaro Gruntowski, a participação da sociedade civil organizada é essencial e fortalece o trabalho da corporação. “Instituições como a SPVS, que é símbolo da luta pela conservação da natureza no Paraná, são aliadas importantes nessa luta, porque elas enxergam muito do que nós muitas vezes não notamos, elas conhecem muito mais os locais. A integração da força policial com instituições da sociedade civil organizada traz grandes ganhos para a conservação do meio ambiente”, ressalta Gruntowski.

“É uma honra para a SPVS, e em especial para os colaboradores que atuam diariamente nas nossas reservas no litoral, receber essa Medalha e perceber que o Estado está reconhecendo a importância de ações de controle e de fiscalização frente a crimes ambientais”, comemora Clóvis Borges, diretor-executivo da SPVS. O Batalhão é especializado na atuação preventiva aos crimes ambientais, incluindo desmatamento, caça de animais silvestres e pesca predatória, além de contribuir para o combate ao contrabando e ao tráfico de drogas.