top of page
SobreNos_FotoCapa_ReginaldoFerreira_web.jpg

Reservas Naturais da SPVS

20 anos de história

O livro “Reservas Naturais da SPVS: 20 anos de história” conta sobre o trabalho pioneiro da SPVS na restauração e conservação da Mata Atlântica. A obra apresenta informações sobre o processo de instituição das Reservas Naturais, as técnicas utilizadas e aprimoradas, os relacionamentos e parcerias construídas, as ações de educação para conservação da natureza, além dos resultados no desenvolvimento social e econômico dos moradores locais.

Juntas, as Reservas Naturais – das Águas, Papagaio-de-cara-roxa e Guaricica, localizadas em Antonina e Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná – mantêm preservados cerca de 19 mil hectares de Mata Atlântica.

Acesse aqui a obra na íntegra

Produção de Natureza

Parques, Rewilding e Desenvolvimento Local

O livro “Produção de Natureza: Parques, Rewilding e Desenvolvimento Local” apresenta os princípios e as ferramentas das ciências biológicas e sociais, unidos a experiência prática do biólogo Ignácio Jiménez Pérez, em preservação de patrimônios naturais e culturais.

A partir de um trabalho de prospecção de ações para conservação da natureza, em parceria com a instituição Conservation Land Trust (que atua em projetos de preservação na Argentina e Chile), a SPVS toma conhecimento do conceito de Produção da Natureza no ano de 2015. E, é a partir deste intenso trabalho de aproximação que em 2018 lança a iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica, primeiro case brasileiro que aplica a metodologia. E assim, em 2019 lança a tradução da obra a fim de inspirar outras iniciativas comuns – como já aconteceu com o Alto Pantanal.

Acesse aqui a obra na íntegra e em português

Plano Integrado de Conservação para a Região de Guaraqueçaba (PR)

Acesse aqui a obra na íntegra

bottom of page