top of page

Programa Papagaios do Brasil

Comprar ou vender papagaios retirados ilegalmente da natureza é crime ambiental. Denuncie!

O Programa Papagaios do Brasil reúne projetos voltados à conservação de seis espécies de papagaios, em vida livre: papagaio-verdadeiro, papagaio-charão, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-de-cara-roxa, papagaio-chauá e papagaio-moleiro. Todas elas são contempladas pelo Plano de Ação Nacional (PAN) para Conservação dos Papagaios.

Tais espécies encontram-se presentes em diferentes biomas e regiões brasileiras, e as principais ameaças envolvem o tráfico de animais e a destruição de seus habitats. Ao agrupar outros projetos experientes na conservação de espécies, o Programa cria uma histórica ação conjunta que, além de salvaguardar os papagaios e o ambiente em que vivem, possibilita uma rica troca de conhecimentos e experiências entre os envolvidos, um incremento inédito na proteção da natureza brasileira.

FotoCapa_Elenise-Sipinski_web.jpg

Foto: Elenise Sipinski ©

Por que apoiar a iniciativa?

O Programa Papagaios do Brasil trabalha constantemente a sensibilização de pessoas em atividades de educação para conservação da natureza, em pesquisas e no fortalecimento de ações de relacionamento entre o Poder Público, instituições privadas e o terceiro setor, buscando resultados ainda mais efetivos e concretos.

Além de contribuir para a integridade ecológica, genética e sanitária das populações naturais, o Programa também promove a troca de experiência e o aprofundamento de estudos e pesquisas científicas. Ou seja, ajuda a fortalecer iniciativas tradicionais que atuavam de forma isolada, impulsionando-as e dando incentivo para um trabalho em conjunto de grande relevância.

papagaio-de-peito-roxo.jpg
unnamed-163x154.png
diversos_0001_Casal A brasiliensis  Roberta Boss.jpg

A quem se destina

Poder público, instituições privadas, empresas, organizações não governamentais, pesquisadores e universidades compõem a lista de participantes e apoiadores do Programa. As instituições públicas e privadas atreladas a cada projeto trazem diversidade de métodos e profissionais, enriquecendo o trabalho como grupo.

 

Possui interesse em apoiar ou integrar o Programa? Entre em contato para tirar dúvidas e fazer uma avaliação sobre como iniciar propostas de parceria.

Resultados do Programa

Constantemente, especialistas das seis espécies de papagaios integrados ao Programa se reúnem para falar sobre boas práticas, dificuldades diárias, metodologias de trabalho em campo e obtenção de novos resultados propondo trocas de conhecimento, bem como o aperfeiçoamento de diferentes métodos de trabalho.

O Programa também busca viabilizar uma rede de integração nacional, sobretudo, na busca de combater o tráfico de animais silvestres. Neste sentido, tem promovido oficinas com órgãos ambientais estaduais e Polícias Ambiental, Federal e Rodoviária Federal. Um total de 494 representantes participaram dos cursos e de reuniões para tratar da temática. Os encontros aconteceram em nove estados: Rio Grande do Sul,

Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O esforço inclui ainda a aproximação com gestores de Unidades de Conservação, no intuito de buscar reconhecer áreas naturais de ocorrência da espécie e promover atividades de conservação dos remanescentes e de sensibilização de possíveis visitantes e moradores do entorno. Aproximadamente 300 gestores foram informados sobre as espécies, contribuíram com dados e integram as atividades do Programa.

Atualmente, o Programa também promove a Semana dos Estudos dos Psitacídeos Brasileiros. Realizada de forma online no mês de abril, em comemoração ao Dia Mundial dos Psitacídeos, a edição de 2021 reuniu mais de 2.800 inscritos, 20 palestras e 30 instituições. O principal objetivo da ação é difundir o conhecimento sobre as espécies, suas ameaças e oportunidades de conservação para o maior número possível de pessoas. 

 

O Programa ainda desenvolve diversos materiais de educação ambiental e de sensibilização, a exemplo dos vídeos e webséries, de bioboletins, folders e cartilhas. Um case de sucesso dos materiais foi a produção do álbum de figurinhas, que teve uma ótima aceitação em ações educacionais e entre a sociedade civil.

Papagaio-verdadeiro-_Nara-Pontes.jpg

CONHEÇA QUEM PRODUZ O FUTURO COM O PROGRAMA PAPAGAIOS DO BRASIL

EXECUÇÃO:

APOIO:

bottom of page