top of page

Programa de Educação para Conservação

O Programa de Educação para a Conservação da Natureza, desenvolvido pela SPVS, tem como intuito reconectar a sociedade à natureza, promovendo mudanças de comportamento, conceitos e valores relacionados à proteção da biodiversidade. 

O Programa realiza uma ampla gama de atividades, com destaque para produção e distribuição de materiais didáticos e informativos, para o desenvolvimento de ações de orientação teórica e prática a proprietários de áreas naturais, para a realização de visitas a escolas e acompanhamento de atividades em áreas naturais – a exemplo das Reservas Naturais mantidas pela SPVS, bem como para o desenvolvimento parcerias com instituições públicas e privadas, com treinamento de profissionais e apoio a uma comunicação assertiva sobre conservação da natureza.

FotoCapa_AcervoSPVS_web.jpg

Foto: Acervo SPVS ©

Por que apoiar a iniciativa?

O Programa de Educação para a Conservação da Natureza tem o intuito de desenvolver um laço de pertencimento ao meio ambiente e estimular a proteção ao patrimônio natural. A metodologia desenvolvida pela SPVS parte de uma avaliação de percepção com os mais diversos públicos sobre a realidade ambiental que os permeia. Com base nas informações coletadas, as ações do Programa se tornam um verdadeiro instrumento gerador de mudanças, 

20160307_104130.jpg

permitindo a realização de atividades adaptadas ao contexto e o desenvolvimento de ações que gerem sensibilização e vínculos concretos com a natureza. 

Ao apoiar o Programa, as organizações, sejam elas públicas ou privadas, auxiliam na construção de resultados duráveis e a longo prazo em prol da biodiversidade brasileira – a SPVS acredita que a educação e a sensibilização sejam os melhores caminhos para uma mudança de cenário na forma como lidamos com nosso patrimônio natural. 

Os parceiros que apoiam o Programa também podem ter acesso às avaliações de percepção, que podem ser úteis para o desenvolvimento de outros projetos na área ambiental, inclusive em parceria com a SPVS. Além disso, haverá possibilidades de divulgação dos resultados obtidos com o Programa e de veiculação da marca em materiais produzidos pelo Programa. 

As ações e resultados também podem servir de insumo para o desenvolvimento estratégias de comunicação, para uso em relatórios socioambientais e para obtenção de certificações, a exemplo, da Certificação LIFE.

Possui interesse em apoiar o Programa? Entre em contato para tirar dúvidas e fazer uma avaliação sobre como iniciar propostas de parceria.

_DSC0799.jpg

A quem se destina?

A todas as pessoas e organizações, públicas, privadas, do terceiro setor ou de pesquisa, que enxergam a educação como um instrumento capaz de ampliar as perspectivas de futuro. As ações do Programa também são direcionadas a escolas da rede pública e particular, crianças e adolescentes, moradores do entorno de áreas naturais e de Unidades de Conservação, instituições públicas e privadas que reconhecem o valor do capital natural, assim como professores, educadores e empresas dos mais diversos setores econômicos.

DSC07398.jpg

Resultados da iniciativa

O Programa de Educação para Conservação da Natureza já formou mais 3.500 professores da rede pública de ensino paranaense, atingindo indiretamente mais de 140 mil alunos de Curitiba, Campo Largo, Piraquara, São José dos Pinhais e Guaraqueçaba.

Professores e secretários de educação dos municípios relataram a transformação da dinâmica das aulas e uma maior interdisciplinaridade com o meio ambiente nas turmas, mesmo anos após o término das ações do Programa. Alunos também se mostram mais motivados e informados quanto à biodiversidade nativa, participando mais ativamente das campanhas escolares.

O Programa de Educação para Conservação da Natureza também foi responsável por desenvolver a metodologia pedagógica para planejamento e execução da Experiência Guaricica, iniciativa de uso público que oferece recepção e condução na trilha interpretativa. O visitante ouvirá a história de recuperação da natureza e sobre como a Reserva Natural da Guaricica melhorou a vida de moradores de Antonina e Guaraqueçaba, municípios do litoral paranaense, nos mais de 20 anos de atuação da SPVS na região. Saiba mais detalhes sobre a Experiência Guaricica aqui

bottom of page