top of page

Conexão Araucária

O Projeto Conexão Araucária é uma iniciativa criada em 2017 e direcionada a apoiar pequenos produtores rurais no sudeste do Paraná. O principal objetivo é, por meio de técnicas de restauração ecológica, recuperar Áreas de Preservação Permanentes (APP) do estado, na Floresta com Araucária, no bioma Mata Atlântica.

Por meio da recuperação da cobertura vegetal nativa, o Projeto constrói um legado, garantindo a proteção dos recursos hídricos e a manutenção da qualidade do solo, ao mesmo tempo em que ajudam a recuperar a diversidade de espécies, incluindo as raras e ameaçadas de extinção. Isso é positivo para o meio ambiente e para as próximas gerações, mas também para a produtividade dos cultivos locais.

FotoCapa_AcervoSPVS.jpeg

Foto: Acervo SPVS ©

Por que apoiar a iniciativa?

As técnicas de restauração utilizadas pelo Conexão Araucária ajudam a recompor Áreas de Preservação Permanente (APP) e Unidades de Conservação. Dessa forma, remanescentes naturais, matas ciliares, topos de morro, nascentes, bacias hidrográficas e outros elementos das áreas naturais voltam a fazer parte de um ecossistema mais equilibrado que, ao longo dos anos, terá de volta sua vegetação nativa. 

A recuperação da biodiversidade regional proporcionada pelo Projeto resulta em maior produtividade aos cultivos dos proprietários, auxílio no controle biológico de pragas agrícolas, aumento na presença de polinizadores, fertilidade do solo e incremento na quantidade e qualidade de água. A orientação, as capacitações e o envolvimento dos proprietários em todo o processo, como protagonistas, os empodera e fortalece o relacionamento com a empresa parceira. Além de auxiliar na regularização das propriedades, as ações adicionais de conservação da biodiversidade agregam valor aos produtos e serviços ofertados pelos parceiros. 

Os benefícios do Projeto contribuem, ainda, para assegurar a conformidade e aplicação do Código Florestal, a movimentação da economia local, e auxílio na regulação climática. Para gerar benefícios sociais e econômicos regionais, o Projeto busca adquirir produtos e serviços da região de atuação e capacitar mão de obra local para a cadeia da restauração, criando oportunidades de trabalho para moradores dos municípios de abrangência.

Os parceiros financiadores têm a oportunidade de usufruir da marca do Projeto e, até mesmo, utilizar dos resultados alcançados em relatórios de sustentabilidade e na obtenção de certificações como a Certificação LIFE.

CA_Logo_Cor.png
Propriedades_0015_DSCN2999.jpg

A quem se destina?

As atividades do Projeto são realizadas em articulação com pequenos proprietários rurais, associações de produtores, empresas, indústrias, bem como com organizações governamentais e não governamentais. 

O Conexão Araucária conta com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da empresa Japan Tobacco International (JTI), que é também o principal parceiro no desenvolvimento das atividades. Também são apoiadores do Projeto o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Água e Terra (IAT) – antigo Instituto Ambiental do Paraná – IAP- e a Sociedade Chauá, parceira na instalação de um Pomar de Sementes de árvores nativas, raras e ameaçadas de extinção.

Possui interesse em apoiar o Projeto? Entre em contato para tirar dúvidas e fazer uma avaliação sobre como iniciar propostas de parceria.

11_Vista frontal local para mirante.jpg

Resultados do Projeto

Um dos resultados mais importantes do Projeto é a promoção da restauração de pequenas propriedades rurais. No ano de 2021, 186 hectares de restauração em 163 propriedades rurais foram realizadas nos municípios paranaenses de Palmeira, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Paulo Frontin, Paula Freitas, Mallet, Rio Azul e Rebouças. 

Na Floresta Nacional de Piraí do Sul, o Projeto deu continuidade ao plantio de mudas nativas e ao controle de espécies exóticas invasoras. Foram mais de 46 hectares de área recuperada em 2021, com o plantio total de aproximadamente 50 mil mudas de espécies nativas da Floresta Ombrófila Mista, incluindo raras e ameaçadas de extinção.

Em Áreas de Preservação Permanente (APP) do Parque Ambiental Salto de Pereira, foi finalizado o enriquecimento de 10,45 hectares, com o plantio de 2.520 mudas de espécies raras e ameaçadas de extinção da Floresta com Araucária. Além do plantio de enriquecimento, foi iniciada, pela Prefeitura, a retirada das espécies exóticas invasoras presentes no Parque.

Para que essas ações em áreas públicas fossem viabilizadas, constantes diálogos com gestores públicos locais são articulados. Neste sentido, um dos resultados é a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Rio Azul para atividades no município.

CONHEÇA QUEM PRODUZ O FUTURO COM A CONEXÃO ARAUCÁRIA

bottom of page