top of page

Reservas Naturais

Em meio à faixa mais bem conservada do bioma Mata Atlântica, encontram-se as Reservas Naturais das Águas, Guaricica e Papagaio-de-cara-roxa. Juntas, elas mantêm conservados mais de 19 mil hectares de vegetação nativa nos municípios de Antonina e Guaraqueçaba, no litoral do Paraná (PR). 

Hoje, as Reservas Naturais integram uma iniciativa mais ampla criada em 2018: a Grande Reserva Mata Atlântica, que surgiu da articulação entre diferentes atores locais do Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e São Paulo (SP) sob a liderança da SPVS e outros parceiros. Esta área abrange 2,7 milhões de hectares de ambientes naturais terrestres e outros 2,2 milhões de hectares de área marinha, abrigando comunidades indígenas e tradicionais, além de um inestimável patrimônio histórico.

FotoCapa_GabrielMarchi_web.jpg

Foto: Gabriel Marchi ©

Sobre as
Reservas Naturais

O ponto de partida para o surgimento das Reservas Naturais foi o estabelecimento de parcerias da SPVS com a organização não governamental The Nature Conservancy e as empresas Chevron, General Motors e American Electric Power. Em 1999, a partir de uma prospecção internacional, são aprovados três projetos de caráter muito inovador, sendo uma das primeiras iniciativas mundiais a conciliar a conservação da biodiversidade com o combate ao aquecimento global*

Com o financiamento proporcionado por essas três empresas, são implementadas as três Reservas Naturais - um compromisso inédito, por seu escopo, e de longo prazo. Além das questões de clima e biodiversidade, os projetos propunham um modelo de envolvimento de comunidades locais, geração de emprego e renda e desenvolvimento regional.

Assim que a parceria foi firmada, os projetos foram concebidos com o estabelecimento de sete componentes que ordenariam e conduziriam os esforços para a constituição das Reservas Naturais. Foram eles: Prospecção, aquisição e regularização de áreas; Manejo das Reservas Naturais; Restauração ecológica; Conservação e desenvolvimento; Monitoramento e verificação de carbono; Controle de vazamentos de carbono; e, Gerenciamento dos projetos.

A manutenção ininterrupta destas frentes de trabalho, por mais de 20 anos,  proporciona  incontáveis serviços ecossistêmicos e benefícios à população, como manutenção de recursos hídricos, conservação de nascentes e áreas estaurinas, conservação de espécies de fauna e flora, geração de emprego e renda, oportunidades de educação, contribuição para regulação climática, entre outros. 

* REDD+

O surgimento de regramentos para ações similares apareceu à frente, como o REDD+ — sigla que significa redução de emissões por desmatamento e degradação com conservação da biodiversidade. Trata-se de ferramenta debatida no âmbito das negociações das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que procuram estabelecer ganhos múltiplos a partir de investimentos que acoplem esse tema. Os três projetos executados no Paraná são exemplos qualificados de REDD+, apenas antecipados ao próprio surgimento desse mecanismo.

RESERVAS-23-01_web.jpg
Reginaldo Ferreira_0011_20210430_071313.jpg

Por que apoiar a iniciativa?

Pesquisas apontam uma crescente preocupação mundial com a conservação do meio ambiente, especialmente frente a notícias sobre o constante avanço do desmatamento, as evidentes mudanças climáticas, o aumento de eventos naturais extremos, a ocorrência de crises humanitárias e sanitárias e os prejuízos socioeconômicos da perda de áreas naturais, citando alguns exemplos.

 Reflexo disso é a popularização da sigla ESG (do inglês Environmental, Social and Governance) associada à intensificação de cobranças para que empresas implementem estratégias voltadas à conservação do meio ambiente e ao desenvolvimento humano e social.

 Dessa forma, apoiar a manutenção de áreas naturais a partir de métodos e técnicas eficientes e já estabelecidas, criando benefícios sociais e econômicos voltados à região da Mata Atlântica, é uma excelente oportunidade para empresas e instituições que se preocupam com a agenda socioambiental em longo prazo.

 Ao colaborar com a proteção de Reservas Naturais, é preciso ter em mente que o parceiro impulsiona uma nova abordagem de desenvolvimento baseada na Produção de Natureza – estratégia que viabiliza uma economia suportada pela conservação e valorização do patrimônio natural, social e cultural. 

 Além de participar de ações reais e relevantes de conservação da biodiversidade, o parceiro poderá ainda ter sua marca ligada às Reservas Naturais e a SPVS, com oportunidades de elaborar movimentos de marketing e comunicação voltados à responsabilidade socioambiental, pleitear a obtenção de certificação em reconhecimento aos seus esforços (a exemplo da Certificação LIFE) e utilizar resultados em relatórios de sustentabilidade.

Quem pode apoiar?

Empresas e instituições interessadas em replicar o modelo de restauração e conservação das áreas, bem como organizações não governamentais, Poder Público e instituições de pesquisa, configuram-se como os principais parceiros de apoio às áreas das Reservas Naturais.

 

Possui interesse em apoiar as Reservas Naturais? Entre em contato para tirar dúvidas e fazer uma avaliação sobre como iniciar propostas de parceria.

Reginaldo Ferreira_0037_IMG_8925-2.jpg

Resultados da iniciativa

A manutenção das Reservas Naturais promoveu, aos poucos, o incremento da riqueza da biodiversidade da região e oportunizou a criação de emprego e renda, entre outros benefícios, como o crescimento do turismo e o fornecimento de serviços ecossistêmicos, além de uma arrecadação expressiva de ICMS-Ecológico pelos municípios de Antonina e de Guaraqueçaba. A união entre o conhecimento tradicional das comunidades sobre a natureza local e as técnicas de conservação da biodiversidade pode ser traduzida como um dos principais pontos positivos da iniciativa.

  

As Reservas da SPVS sempre contaram com o trabalho de moradores locais, pois essas pessoas detêm um valioso conhecimento sobre a dinâmica da região, contribuindo na identificação de espécies, na observação de resultados e indicadores, no acompanhamento de pesquisadores em campo, nas ações de relacionamento local e em diversas outras atividades.

Hoje, a existência das Reservas Naturais também permite a compensação de carbono – historicamente as áreas já acumularam um estoque aproximado de 2 milhões de toneladas de carbono em menos de 20 anos, com um potencial de captura de 10 mil toneladas ao ano. Esse volume auxilia, por exemplo, na redução dos impactos das mudanças climáticas globais.

Reginaldo Ferreira_0038_IMG_7836.jpg

Benefícios socioeconômicos

Quando se trata de parceiros que fazem parte da Administração Pública, é possível obter o retorno financeiro por meio de legislações de incentivo, entre as quais se destaca o ICMS Ecológico. Criada em 1991, a iniciativa é uma das mais bem-sucedidas para a conservação no país. Diz respeito ao repasse de recursos financeiros aos municípios que abrigam, em seus territórios, Unidades de Conservação ou mananciais para abastecimento de municípios vizinhos.

Antonina e Guaraqueçaba são exemplos desse modelo de parceria. Por meio do ICMS Ecológico, as três Reservas Naturais da SPVS geraram aos municípios uma receita aproximada de 6 milhões de reais em 2021. Tal retorno estimula o Poder Público municipal a promover a criação de novas Unidades de Conservação, públicas e privadas e o incremento de sua gestão.

O fornecimento de água e outros serviços ambientais para essas localidades também são importantes resultados da manutenção e gestão das Reservas Naturais. Toda a água que hoje abastece a cidade de Antonina é captada diretamente na Reserva das Águas – essa parceria garante o fornecimento ininterrupto do recurso aos moradores e a qualidade hídrica imprescindível ao consumo.

Além de ganhos já relatados, as Reservas contribuem para que pesquisadores vejam as áreas como fontes de estudos. Mais de 100 pesquisas científicas em parcerias com instituições de ensino já foram desenvolvidas nas Reservas Naturais, colaborando com a conservação de espécies chave como os grandes felinos, identificação de espécies nativas até então desconhecidas, com o gerenciamento das áreas e ajudando na conservação de 61 sítios arqueológicos.

Conheça as áreas

Após aproximadamente 20 anos destinados à conservação e restauração das áreas, a Reserva Natural Guaricica foi aberta à visitação pública. Para conhecê-la, é necessário agendar com antecedência. São recebidos grupos de até seis pessoas, entre quartas e sábados, na chamada Experiência Guaricica. Clique aqui para saber valores e protocolos

Outra possibilidade de conhecer o trabalho realizado pela SPVS com as Reservas Naturais é por meio do livro "Reservas Naturais da SPVS: 20 anos de história". Sem sair de casa, é possível acompanhar o processo de restauração, bem como os desafios de Produção de Natureza e os benefícios conquistados ao longo do tempo em uma leitura fluida e significativa. Faça o download gratuito.

Reginaldo Ferreira_0027_RNA_flora.jpg
bottom of page