top of page

Projeto Produção de Biodiversidade (JTIBio)

O Projeto Produção de Biodiversidade (JTIBio) integra ações de monitoramento participativo da biodiversidade e o incentivo às boas práticas de conservação. Tem por principal objetivo contribuir com a manutenção e o aumento dos serviços ecossistêmicos nas propriedades rurais. O projeto, que é uma iniciativa da empresa Japan Tobacco International (JTI) em parceria com a SPVS, teve início em 2014, já contemplou 84 pequenos proprietários rurais no estado do Paraná, colaborando diretamente com a manutenção e o aumento dos serviços ecossistêmicos nas propriedades rurais.

FotoCapa_MarinaCioato.JPG

Foto: Mariana Cioato ©

Por que apoiar a iniciativa?

A agricultura está intrinsecamente ligada a biodiversidade, e sua continuidade enquanto negócio depende do uso racional e responsável dos recursos naturais. Reduzir os impactos negativos sobre a biodiversidade significa garantir produtividade agrícola, polinização, controle de pragas, fertilidade dos solos, quantidade e qualidade hídrica e outras centenas de serviços ecossistêmicos.

  • O Relatório de Riscos Globais, lançado em janeiro de 2020 pelo The World Economic Forum, apontou pela primeira vez na história que as ameaças ambientais estão entre os cinco maiores riscos para a economia, no longo prazo. Os riscos apontados reforçam a importância de um equacionamento harmônico entre a geração de riquezas e a proteção do patrimônio natural, provedor de serviços ecossistêmicos indispensáveis para a produção agrícola e industrial e ao bem-estar da sociedade.

  • A SPVS acredita que por meio de ações como o JTIBio e similares, desenhadas especificamente para cada parceiro potencial, com base na análise da paisagem ecológica e alinhada a uma efetiva gestão do território, a conservação da biodiversidade ganhará escala e proporcionará impacto positivo coletivo.

  • As boas práticas de conservação da biodiversidade nas áreas rurais são um caminho de encontro a este entendimento, que além de propiciar a manutenção dos serviços ecossistêmicos, possibilitam a produção agrícola para gerações atuais e futuras, garantindo a sustentabilidade do setor.

  • O monitoramento e as intervenções propostas ajudam a reduzir os custos de acesso à água, de controle de pragas, de polinização das culturas, de fertilidade do solo entre outros.

diversas_0001_SJT_1576_FotoVY.jpg
Versão1_LogoJTIBio.jpg

Municípios de enfoque do projeto no Paraná até o momento:

Durante a primeira etapa do Projeto, os técnicos das duas organizações foram a campo para dialogar com produtores rurais e conhecer a realidade ambiental de propriedades integradas à empresa no Paraná. Com base nesses dados e com apoio de técnicos de agricultura da JTI e produtores, foi possível estabelecer indicadores para o monitoramento da biodiversidade no contexto de pequenas propriedades rurais na Floresta com Araucárias e Campos Gerais. Para o registro de dados ao longo do tempo foi elaborado o Protocolo de Monitoramento Participativo da Biodiversidade, o qual também orienta o proprietário para as ações de boas práticas de conservação a serem implantadas nas propriedades.

mapa
Propriedade atendida pelo Projeto _ Marina Cioato (4).jpg

A quem se destina?

A empresa Japan Tobacco International (JTI) é a principal parceira no desenvolvimento deste Projeto que atende sua cadeia de produtores rurais no estado do Paraná. Até o momento, o projeto já beneficiou produtores nos municípios de Agudos do Sul, Campo do Tenente, Ipiranga, Ivaí, Mallet, Palmeira, Paula Freitas, Paulo Frontin, Piên, Quitandinha, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, São João do Triunfo e São Mateus do Sul.

Possui interesse em apoiar o Projeto? Entre em contato para tirar dúvidas e fazer uma avaliação sobre como iniciar propostas de parceria.

Visita a Propriedade atendida pelo Projeto _ Marina Cioato (2).jpg

Resultados da iniciativa

Existente desde 2014, o Projeto contempla até o momento 84 pequenos produtores rurais do Paraná, nos municípios de Agudos do Sul, Campo do Tenente, Ipiranga, Ivaí, Mallet, Palmeira, Paula Freitas, Paulo Frontin, Piên, Quitandinha, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, São João do Triunfo e São Mateus do Sul. Nesses anos de existência, a iniciativa já rendeu ótimos resultados, como:  

  • Incremento à produtividade agrícola: na qual áreas naturais bem conservadas contribuem com o aumento da produção, especialmente por conta dos serviços ofertados pela polinização e combate natural de pragas.

  • Manutenção de serviços ecossistêmicos: com as áreas bem conservadas, foram mantidos serviços essenciais para a agricultura, como água, manutenção da estrutura e fertilidade do solo e ciclagem de nutrientes.

  • Desenvolvimento de capacidades: ao serem capacitados, técnicos agrícolas e produtores se tornam mais autônomos nas práticas agrícolas compartilhadas com a natureza conservada, garantindo desenvolvimento futuro e valor verde nos produtos.

Em 2021, 19 técnicos da JTI e da SPVS se reuniram para apresentar dinâmicas, debates e exposições sobre temas como serviços ecossistêmicos como parte dos negócios. Nos meses de junho, julho e agosto, foi realizada a fase de visitas técnicas a 43 propriedades rurais integrantes do projeto em 15 municípios do Paraná.

CONHEÇA QUEM PRODUZ O FUTURO COM O JTIBio

bottom of page