top of page

Programa Desmatamento Evitado

Por meio de metodologia inovadora de Pagamento por Serviços Ambientais e Ecossistêmicos, o Programa Desmatamento Evitado auxilia proprietários que possuem áreas naturais bem conservadas conectando-os a empresas interessadas em fortalecer seus negócios a partir do apoio a iniciativas de conservação e ao Poder Público, criando, manejando e mantendo reservas naturais por meio de mecanismos de gestão e implementação de políticas públicas voltadas à proteção do patrimônio natural. 

FotoCapa_AcervoSPVS_web.jpg

Foto: Acervo SPVS ©

Por que apoiar a iniciativa?

O Programa Desmatamento Evitado é uma forma de empresas minimizarem e mitigarem os impactos de seus empreendimentos e atividades por meio do planejamento e execução de projetos técnicos de plantio compensatório. Proteção da biodiversidade, manutenção dos serviços ecossistêmicos fundamentais à qualidade de vida de toda a população e à economia, como fornecimento de água limpa, fertilidade do solo, regulação climática, entre outras.

Possui interesse em apoiar o Programa? Entre em contato para tirar dúvidas e fazer uma avaliação sobre como iniciar propostas de parceria.

Caminho pela floresta
Tucanos na árvore

Resultados da iniciativa

Desde 2003, Posigraf (Grupo Positivo), HSBC, JTI e Arteris são algumas das empresas que adotaram áreas por meio do Desmatamento Evitado. O Programa vem contribuindo com a conservação dos últimos remanescentes em bom estado de conservação da Floresta com Araucária e Campos Naturais no Sul do Brasil.

Foram 33 propriedades adotadas, que somam mais de 4.500 hectares protegidos. Foram criadas 12 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Com o acompanhamento das propriedades, os técnicos do Programa orientam os proprietários sobre as melhores práticas de cuidado e manejo das áreas naturais, garantindo um compromisso permanente com a conservação da natureza.

Por sua importância, o Programa foi reconhecido como uma das bases para a aprovação da lei de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) no Paraná e está alinhado com objetivos do poder público em estabelecer estratégias e incentivos para a conservação e recuperação da biodiversidade de forma a contribuir para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O Programa também trabalha para integrar a mobilização política pela conservação voluntária. Para atingir este objetivo, organiza encontros e reuniões entre proprietários de reservas particulares e representantes do Poder Público, incentivando o diálogo e a interação de ações.

CONHEÇA QUEM APOIA AS AÇÕES DO PROGRAMA

bottom of page