Projeto de Meliponicultura

Incentivado desde 2004, pela SPVS, o projeto de Meliponicultura é uma iniciativa que concilia o desenvolvimento comunitário com a conservação da natureza . Apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Instituto HSBC Solidariedade, Oi Futuro, Fundação Loro Parque, TNC e Fundo Socioambiental Casa, o projeto inovador gera renda aos produtores de mel da região, em uma atividade que serve de modelo demonstrativo para aumento de escala e alcance de mais produtores rurais.

Gráfico Meliponicultura

A Associação de Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba – Acriapa, criada em 2007, foi um dos maiores resultados deste projeto de grande relevância para a conservação da Floresta Atlântica, por conta do incentivo à proteção da fauna de abelhas nativas que são responsáveis pela polinização em ecossistemas deste bioma. Espécies como jataí, tubuna, mandaçaia, mirim e uruçu amarela – encontradas na APA de Guaraqueçaba – e meliponários dos 21 associados à Acriapa são polinizadores exclusivos de 40% a 90% das espécies vegetais pertencentes à flora local.

Abelhas trazidas de outras regiões para áreas como a APA de Guaraqueçaba podem influenciar negativamente o ecossistema, causando um desequilíbrio ecológico. As abelhas nativas além de não possuírem ferrão, o que facilita sua criação, são fundamentais para garantir a perpetuidade da flora brasileira. Algumas plantas são polinizadas somente por espécies específicas de abelhas brasileiras, o que significa que a extinção destas pode comprometer a biodiversidade.

A Acriapa, com o apoio da SPVS e vários parceiros, construiu uma Unidade de Beneficiamento de Mel de abelhas Nativas em Antonina, e se tornou a única com aprovação e registro junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, que permite a comercialização do mel em estabelecimentos do estado. A busca de maior escala na produção representa a demanda a ser perseguida daqui para frente, viabilizando o ingresso de novos participantes na Cooperguará e garantindo aumento da produção e a inserção do produto do mercado.

Para saber mais sobre a Acriapa e acompanhar suas notícias, curta a página no Facebook: www.facebook.com.br/acriapa.

Apoiadores desse Projeto

  • FBPN
  • Fundo Socioambiental Casa
  • Instituto HSBC Solidariedade
  • Loro Parque Fundación
  • The Nature Conservancy
  • Oi Futuro