top of page

Biodiversidade da Amazônia

Por meio do projeto “Resgatando o conhecimento e a biodiversidade da Amazônia”, pequenos agricultores familiares vinculados à produção de palma da ADM no estado do Pará receberam orientações sobre legislação ambiental, restauração ecológica e serviços ecossistêmicos que geram benefícios para a produção agrícola de suas propriedades.

Iniciado em janeiro de 2016, o projeto intitulado Resgatando o conhecimento e a biodiversidade da Amazônia é uma iniciativa de conservação da biodiversidade e adequação ambiental em pequenas propriedades rurais, sendo desenvolvido em parceria pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e pela Archer Daniels Midland (ADM).

A SPVS desenvolveu um método de manejo de biodiversidade em propriedades rurais que é economicamente viável e compatível com a produção agrícola e com a realidade do agricultor. A viabilidade desse método foi testada durante 40 meses em propriedades do município de Paula Freitas, no centro-sul do Paraná, e pode ser replicado a realidade local de outros municípios, principalmente em se tratando de regiões com grande concentração de pequenos proprietários de agricultura familiar. Dentre as empresas participantes, a ADM já rodou uma capacitação em parceria com a Copérdia no estado de Santa Catarina e desde o início de 2018 promove um trabalho de apoio à conservação da biodiversidade em pequenas propriedades da agricultura familiar produtoras de óleo de palma no estado do Pará.

Com este intuito, técnicos extensionistas da ADM e agricultores locais foram capacitados sobre orientações práticas de manejo da biodiversidade nas propriedades de cooperados. O manejo da biodiversidade consiste em técnicas que melhoram as condições das áreas naturais, incrementando os serviços que a natureza pode fornecer para a agricultura. O manejo da biodiversidade, além de promover a conservação e recuperação de áreas naturais, pode ajudar a reduzir custos de produção e aumentar a produtividade agrícola, ao incrementar os processos naturais que auxiliam a agricultura.

bottom of page