Programa de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa e Papagaio-de-peito-roxo – Fundação Florestal
Em 2023, a Fundação Florestal lançou edital público para a contratação de serviços de monitoramento populacional e reprodutivo de duas espécies de papagaios que ocorrem no bioma de Mata Atlântica, o papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) e o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea).
O programa teve início em julho de 2023 e deve encerrar em junho de 2026.
Foto: Zig Koch
SOBRE O PROGRAMA
O objetivo principal do Programa de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa e Papagaio-de-peito-roxo é compreender a incidência e o uso que ambas as espécies de papagaios fazem de 13 Unidades de Conservação (UCs) no estado de São Paulo, um território aproximado de 253 mil hectares. Em sete delas, vive o papagaio-de-cara-roxa e, em seis, o papagaio-de-peito-roxo.
Durante o trabalho, a equipe técnica do programa vai:
-
Estimar o tamanho da população de cada espécie;
-
Localizar onde ficam os principais dormitórios e sítios reprodutivos dentro das UCs e nas áreas de entorno;
-
Fazer o acompanhamento e o monitoramento reprodutivo e
-
E compreender como os papagaios utilizam e interagem com o ambiente natural onde vivem.
Também estão previstas ações de comunicação, interação com as comunidades locais e ações de educação ambiental para informar e sensibilizar as pessoas sobre a importância das espécies e das UCs para o equilíbrio e a conservação da Mata Atlântica.
Fotos: Zig Koch
O Papagaio-de-cara-roxa
O papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis) é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, ou seja, existente só neste bioma, podendo ser avistada desde o litoral sul de São Paulo até o litoral do Paraná. A espécie é impactada pela destruição do seu habitat e pela captura ilegal de filhotes, estando por muitos anos na lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção na categoria Vulnerável, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), atualmente está na categoria Quase Ameaçada. Na lista estadual paulista de espécies ameaçadas de extinção está na categoria Vulnerável. No estado de SP a estimativa populacional é de, aproximadamente, 1.700 indivíduos.
Foto: Zig Koch
O papagaio-de-peito-roxo
É uma espécie que se alimenta, principalmente, de frutos, mas também consome sementes, folhas, flores e seus rebentos. O pinhão, semente da araucária, é um dos principais itens consumidos pelo papagaio-de-peito-roxo no sul do Brasil. A espécie ocorre no Sudeste e Sul do Brasil, oeste do Paraguai e nordeste argentino. Precisam de buracos de árvores (ocos de troncos) e fendas formadas pela decomposição dos troncos para fazer os ninhos e se reproduzir. Com a degradação da Floresta com Araucária, foram perdendo a oferta de alimentação e os locais para a reprodução e abrigo.
Foto: Zig Koch
CONHEÇA QUEM APOIA AS AÇÕES DE CONSERVAÇÃO DO PAPAGAIO-DE-CARA-ROXA E DO PAPAGAIO-DE-PEITO-ROXO