O que é a Grande Reserva Mata Atlântica?

Iniciativa de conservação e desenvolvimento, com mais de dois milhões de hectares de áreas naturais não fragmentadas e abrange os estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A Grande Reserva conecta Unidades de Conservação já existentes e auxilia na promoção de iniciativas voltadas à preservação do patrimônio natural, histórico e cultural e ao desenvolvimento regional da região da Serra do Mar.

Para quem se destina?

Setor privado, poder público, moradores da região, pesquisadores, estudiosos, setor de turismo ecológico, empresas e instituições.

Morretes. Foto: Everson Ernani Gelasko

Cultura caiçara. Foto: Zig Koch

Benefícios para os parceiros

Reconhecimento de marca ao contribuir para a conservação de uma das florestas tropicais mais exuberantes do planeta. Fazer parte de um amplo e vasto projeto que abrange três estados. Colaborar para a manutenção dos serviços disponibilizados pela natureza contida no remanescente, tanto para a própria empresa como para toda a população, indo de água e ar mais limpo até a sobrevivência de espécies ameaçadas de extinção e preservação da história brasileira. Construção de uma firme imagem desse remanescente de Mata Atlântica como destino turístico rico, relevante e ecológico. 

Participe Agora

Entre em contato para fazer uma avaliação e tirar dúvidas sobre como iniciar uma parceria com o projeto.

Grande Reserva Mata Atlântica. Foto: Zig Koch

Grande Reserva Mata Atlântica. Foto: Zig Koch

Importância desta iniciativa:

Em seu vasto território guarda riquezas naturais e culturais, a Mata Atlântica abriga as maiores metrópoles brasileiras e é a casa de 120 milhões de pessoas. A história do Brasil foi construída no bioma e ele é testemunha do desenvolvimento da nação. No entanto, a maior parte de suas paisagens foi transformada pelas atividades humanas e suas riquezas naturais foram exploradas intensivamente, causando o desequilíbrio ambiental e afetando a qualidade de vida das pessoas. A boa notícia é que restou uma porção significativa de floresta preservada! Entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina está o último grande remanescente contínuo deste bioma, chamado de Grande Reserva Mata Atlântica.

Este tapete verde contínuo e bem conservado abriga uma enorme diversidade de vida selvagem, montanhas, cavernas, cachoeiras, baías, manguezais e praias, além de comunidades tradicionais únicas.

O desenvolvimento econômico nessa região tem na Produção de Natureza a sua maior fonte. A Produção de Natureza considera a integridade ecológica e a convivência harmônica entre a sociedade e o meio natural como bases para uma economia verde e restaurativa, principalmente em regiões rurais isoladas e menos favorecidas. A conservação da natureza não é uma alternativa à produção, mas sim um meio econômico que gera uma série de bens e serviços de qualidade, com alto valor agregado. Os atrativos naturais e culturais são oportunidades para geração de emprego e renda, principalmente para os jovens, que se sentem motivados a permanecerem em sua região.

Apoiadores desse projeto: