Programa Desmatamento Evitado

Desenvolvido desde 2003, o Programa Desmatamento Evitado é uma iniciativa que visa a conservação dos últimos remanescentes de áreas naturais de ecossistemas ameaçados, como a Floresta com Araucária no sul do Brasil. O Programa consiste em estabelecer um mecanismo de “adoção de áreas”, em que a SPVS identifica e cadastra proprietários, os aproximando de empresas interessadas em apoiá-los, bem como a conservação dos remanescentes em suas propriedades.

Realizado com apoio de empresas como HSBC, Grupo Positivo, Souza Cruz e Boeing, o Programa é um modelo de pagamento de serviços ambientais (PSA), como é o caso da compensação de emissões de carbono das atividades das empresas, mediante a proteção de florestas em pé.

Gráfico Desmatamento Evitado

Para colocar isso em prática, o Programa remunera os proprietários e oferece suporte técnico, com acompanhamento e orientações para conservação da biodiversidade. Desde seu início, já foram apoiadas 26 famílias, em um total de 4.900 hectares de Floresta com Araucária.

A compensação de emissões de carbono é feita com base em diretrizes do “GHG Protocol” para os inventários de emissões das empresas, e com base em metodologias reconhecidas cientificamente para verificação e projeção de carbono estocado na biomassa das florestas nativas. Além do estoque de carbono, o Programa Desmatamento Evitado também considera a manutenção de outros serviços ambientais como água, macronutrientes, microclima e biodiversidade.

Modelo para a formulação de políticas públicas, em 2012, o Programa Desmatamento Evitado foi reconhecido como uma das bases para a aprovação da lei de pagamento de Serviços Ambientais e está alinhado com o Programa Bioclima Paraná, programa estadual para o incentivo à conservação de áreas naturais e unidades de conservação, a partir do desenvolvimento de mecanismos de pagamento de serviços ambientais e envolvimento da iniciativa privada.

Apoiadores desse Projeto

  • Souza Cruz
  • JTI
  • PADF
  • HSBC
  • Grupo Positivo
  • Boeing
  • Autopista