O que é o Programa Desmatamento Evitado?

Por meio de metodologia inovadora de Pagamento por Serviços Ambientais e Ecossistêmicos, auxilia proprietários que possuem áreas naturais bem conservadas conectando-os a empresas interessadas em fortalecer seus negócios a partir do apoio a iniciativas de conservação e ao poder público, criando, manejando e mantendo reservas naturais por meio de mecanismos de gestão e implementação de políticas públicas voltadas à proteção do patrimônio natural. 

Mata do Uru

Bugio, na Mata do Uru. Foto: Lucas Pontes

Cerro das Flores

Cerro das Flores

Para quem se destina?

Proprietários de reservas particulares, empresas, indústrias e representantes do poder público. 

Fazenda Benfica

Fazenda Benfica. Foto: Pablo Hoffmann

Rincao do Paiol

Rincao do Paiol.

Benefícios para os parceiros

O parceiro desse Programa, além de ajudar a garantir mais estoque de futuro, terá sua marca como uma protetora das reservas naturais, e poderá ter visibilidade em nossos canais como patrocinador, divulgar sua marca no projeto, utilizar a marca do projeto em sua comunicação, mídias e eventos, desenvolver filmes e outros materiais sobre a parceria e incrementar relatórios de responsabilidade social e ambiental. Para o proprietário parceiro, haverá oportunidades de acesso a recursos, capacitação por equipe técnica, compreensão e valorização do patrimônio, compromisso com a conservação da natureza, geração de valor ambiental para área.

Participe Agora

Entre em contato para fazer uma avaliação e tirar dúvidas sobre como iniciar uma parceria com o projeto.

A importância do Programa Desmatamento Evitado:

Minimização e mitigação adicional dos impactos de empreendimentos por meio do planejamento e execução de projetos técnicos de plantio compensatório. Proteção da biodiversidade, manutenção dos serviços ecossistêmicos fundamentais à qualidade de vida de toda a população e à economia, como fornecimento de água limpa, fertilidade do solo, regulação climática, entre outras.

Fazenda Benfica

Fazenda Benfica. Foto: Pablo Hoffmann

Rincao do Paiol

Rincao do Paiol.

Resultados do Programa

Desde 2003, Posigraf (Grupo Positivo), HSBC, JTI e Arteris são algumas das empresas que adotaram áreas por meio do Desmatamento Evitado. O Programa vem contribuindo com a conservação dos últimos remanescentes em bom estado de conservação da Floresta com Araucária e Campos Naturais no Sul do Brasil.

Foram 33 propriedades adotadas, que somam mais de 4.500 hectares protegidos. Foram criadas 12 Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPN. Com o acompanhamento das propriedades, os técnicos do projeto orientam os proprietários sobre as melhores práticas de cuidado e manejo das áreas naturais, garantindo um compromisso permanente com a conservação da natureza.

Por sua importância, o projeto foi reconhecido como uma das bases para a aprovação da lei de PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) no Paraná e está alinhado com objetivos do poder público em estabelecer estratégias e incentivos para a conservação e recuperação da biodiversidade de forma a contribuir para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O projeto também trabalha para integrar a mobilização política pela conservação voluntária. Para atingir este objetivo, organiza encontros e reuniões entre proprietários de reservas particulares e representantes do poder público, incentivando o diálogo e a interação de ações.

Conheça quem já está produziu futuro com o Programa Desmatamento Evitado: