Programa Papagaios do Brasil

O Programa Papagaios do Brasil é uma iniciativa lançada em 2017 com o objetivo de integrar ações de conservação de seis espécies de papagaios com diferentes graus de ameaça: papagaio-verdadeiro; papagaio-charão, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-de-cara-roxa, papagaio-chauá e papagaio-moleiro. Essas espécies estão contempladas pelo Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios (PAN Papagaios) e, além do tráfico, sofrem com a redução de seus habitats naturais. O Papagaios do Brasil irá seguir as diretrizes do PAN/CEMAVE tendo ações previstas até 2021, entre atividades de educação para conservação da natureza, pesquisas e relacionamento.

Logo Programa Papagaios do Brasil

O Programa Papagaios do Brasil é uma iniciativa que reúne instituições e pessoas que atuam há mais de quinze anos em prol da conservação de cinco espécies de papagaios: papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva); papagaio-charão (Amazona pretei), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha). Recentemente o PAN Papagaios incorporou o papagaio-moleiro (Amazona farionosa) em suas ações, assim o Programa irá buscar também contribuir com a conservação dessa espécie.

O Programa segue as diretrizes do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios, o PAN Papagaios, coordenado pelo CEMAVE/ICMBio. Planos de Ação são instrumentos previstos na Instrução Normativa ICMBio n° 25, de 12 de abril de 2012, que disciplina a implementação de planos de ação nacionais para conservação de espécies ameaçadas de extinção. O PAN Papagaios tem como objetivo contribuir para a integridade ecológica, genética e sanitária das populações naturais de seis espécies de papagaios que habitam o bioma Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.

Um dos principais desafios do Programa é a redução da captura e comércio ilegal de indivíduos dessas espécies. Com ações previstas até 2021, o Programa concentrará suas atividades na informação e sensibilização  das populações, em atividades de educação para conservação da natureza, em pesquisas e no fortalecimento de ações de relacionamento entre o poder público, instituições privadas e do terceiro setor, buscando resultados ainda mais efetivos e concretos.

O Programa Papagaios do Brasil conta com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e com a realização da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), ICMBio/Cemave, Fundação Neotrópica, Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) e Parque das Aves.

Acesse aqui os materiais disponíveis do Programa Papagaios do Brasil:

Links importantes:

Apresentações do Programa

Execução do Programa

  • SPVS
  • AMA
  • ICMBio
  • CEMAVE
  • Fundação Neotrópica
  • Parque das Aves

Apoiador

  • Fundação Grupo Boticário