O que é o Programa Papagaios do Brasil?

Conjunto de ações de conservação de seis espécies de papagaios com diferentes graus de ameaça: papagaio-verdadeiro; papagaio-charão, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-de-cara-roxa, papagaio-chauá e papagaio-moleiro, todas espécies contempladas pelo Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Papagaios e que sofrem com diferentes ameaças, como o tráfico e a redução de seus habitats naturais.

Papagaio-charão. Foto: Éliton Rezende

Papagaio-chauá. Foto: Fabiane Girardi

Para quem se destina?

Poder público, instituições privadas, empresas, organizações não governamentais, pesquisadores e universidades.

Papagaio-de-cara-roxa. Foto: Zig Koch

Papagaio-de-peito-roxo. Foto: Éliton Rezende

Benefícios para os parceiros

Fazer parte de uma rede de proteção de diferentes espécies de papagaios em diversos biomas brasileiros. Ganho institucional e de imagem ao ser associado a um projeto de proteção de espécies da fauna e habitat. Fortalecer iniciativas tradicionais que atuavam de forma isolada, impulsionando a visibilidade delas e lhes dando incentivo para um trabalho em conjunto de grande relevância. O parceiro desse projeto, além de ajudar a garantir a sobrevivência destas espécies, poderá ter visibilidade em nossos canais como patrocinador, divulgar sua marca no projeto, desenvolver atividades específicas dentro do projeto e incrementar relatórios de responsabilidade social e ambiental.

Participe Agora

Entre em contato para fazer uma avaliação e tirar dúvidas sobre como iniciar uma parceria com o projeto.

A importância desse Programa:

Dada a realidade das ameaças sofridas pelas espécies, a iniciativa tem ação fundamental na redução da captura e comércio ilegal de indivíduos. Um pilar essencial para mudar esse cenário é a educação ambiental, por isso o Programa vem concentrando suas atividades na informação e sensibilização  das populações, em atividades de educação para conservação da natureza, em pesquisas e no fortalecimento de ações de relacionamento entre o poder público, instituições privadas e do terceiro setor, buscando resultados ainda mais efetivos e concretos.

Ao reunir projetos experientes na conservação de espécies específicas presentes em diferentes biomas e regiões brasileiras, o Programa cria uma ação conjunta histórica que permite não só a conservação dos papagaios e de seus habitats por si só, mas a troca de conhecimentos e experiências que permite incremento inédito na proteção da natureza brasileira onde as populações de papagaio vivem. As instituições públicas e privadas atreladas a cada projeto trazem diversidade de métodos e profissionais, enriquecendo o trabalho como grupo.

O Programa segue as diretrizes do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios, o PAN Papagaios, coordenado pelo CEMAVE/ICMBio. Planos de Ação são instrumentos previstos na Instrução Normativa ICMBio n° 25, de 12 de abril de 2012, que disciplina a implementação de planos de ação nacionais para conservação de espécies ameaçadas de extinção. O PAN Papagaios tem como objetivo contribuir para a integridade ecológica, genética e sanitária das populações naturais de seis espécies de papagaios que habitam o bioma Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.

Papagaio-moleiro. Foto: Marina Somenzari

Papagaio-verdadeiro. Foto: Victor Moriyama-Xibé

Conheça quem já está produzindo futuro com o Programa Papagaios do Brasil:

O Programa atua em prol da conservação de seis espécies de papagaios: papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva); papagaio-charão (Amazona pretei), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), papagaio-chauá (Amazona rhodocorytha) e papagaio-moleiro (Amazona farionosa).

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza foi pioneira no apoio a esse Programa, que tem a realização da SPVS, ICMBio/Cemave, Fundação Neotrópica, Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) e Parque das Aves.

Execução:

Apoio: