Projeto Condomínio da Biodiversidade
O ConBio – Condomínio da Biodiversidade, foi apresentado à sociedade no ano 2000 pela SPVS e pelo Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais como um grupo aberto de pessoas interessadas na conservação das áreas naturais da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Recebeu este nome por manifestar a integração dos participantes - “condôminos” - em prol da conservação da biodiversidade em ambientes urbano e periurbano.
O ConBio busca implantar uma rede de áreas naturais, públicas e particulares, em bom estado de conservação e preferencialmente conectadas, mantidas por pessoas engajadas em práticas que garantam a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade, promovendo a qualidade de vida e o bem estar de todos.
Ao longo de 15 anos, o ConBio já visitou mais de mil e trezentas áreas naturais realizando avaliações ambientais e o extensionismo conservacionista – ensinando boas práticas de manejo e conservação da biodiversidade para os proprietários; apoiou a criação de novas Unidades de Conservação (áreas oficialmente protegidas), especialmente as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN); capacitou mais de mil e duzentos professores da rede pública de ensino; participou da elaboração de políticas públicas e marcos legais na RMC; promoveu e difundiu a conservação da Floresta com Araucária e estabeleceu parcerias com o setor público e privado, firmando-se como um Programa de Conservação da Natureza em Ambiente Urbano.
Principais ações
- Extensionismo conservacionista: visitas técnicas gratuitas à proprietários de áreas naturais.
- Formação de professores em Conservação da Natureza.
- Encontros de integração de proprietários de áreas naturais.
- Apoio a criação de Unidades de Conservação, especialmente Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).
- Análise ambiental e avaliação de estoque e carbono em florestas nativas.
- Apoio na elaboração de políticas públicas e marcos legais para a conservação da biodiversidade.
Por que conservar áreas naturais em ambientes urbano e periurbano?
Geração de serviços ecossistêmicos
- Regulação do clima regional;
- Diminuição das “ilhas de calor”;
- Melhoria da qualidade do ar;
- Absorção de poluentes atmosféricos;
- Conforto térmico e acústico;
- Manutenção da qualidade da água para o abastecimento público;
- Proteção do solo, evitando deslizamentos e erosão;
- Redução dos riscos de enchentes;
- Lazer e contemplação.
Habitat para a flora e fauna nativas
Captura e estocagem de carbono.
Aumento da resiliência e do potencial de adaptação às mudanças climáticas
- Ecossistemas bem manejados possuem menor vulnerabilidade e recuperam-se com mais facilidade dos eventos climáticos extremos.
Acesse www.condominiobiodiversidade.org.br e conheça outras atividades do Condomínio da Biodiversidade e ações de parceiros envolvidos na iniciativa.