A SPVS é uma instituição do terceiro setor qualificada, desde 2001, como uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
Fundada em 1984 por pesquisadores e profissionais para criar novas alternativas de atuação na área da conservação da natureza, a SPVS é composta por uma Assembleia Geral, órgão supremo na estrutura hierárquica. A Assembleia é formada pelos sócios da SPVS, os fundadores da instituição e profissionais, pesquisadores e lideranças da sociedade que são indicados pelos próprios sócios com base em trabalhos relevantes que fazem pela causa da conservação da natureza ao longo do tempo.
Entre as atribuições da Assembleia estão aprovar relatório de atividades e balanços, bem como eleger membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.
O Conselho Deliberativo tem a função de discutir sobre as metas, diretrizes e indicadores de desempenho, além de auxiliar no desenvolvimento de programas de captação de recursos. É este Conselho também quem decide sobre a aquisição do patrimônio e indica o Diretor Executivo.
Por sua vez, o Conselho Fiscal é responsável por emitir pareceres sobre os balanços enviados pela Diretoria Executiva, opinar sobre a realização de operações financeiras e fiscalizar o cumprimento do Estatuto da instituição.
Indicado pelo Conselho Deliberativo, com nome aprovado pela Assembléia Geral, o Diretor Executivo da SPVS é uma figura-chave dentro da instituição. Tem como dever, transferir para o dia-a-dia da instituição as resoluções estabelecidas nas reuniões da Assembléia Geral, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal.
A SPVS é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de associação sem fins lucrativos. Instituição brasileira e autônoma que, desde 1984, se dedica, de forma contínua, ao desenvolvimento de estratégias para obtenção de resultados em conservação da natureza. A SPVS também busca sensibilizar a sociedade do significado da manutenção da biodiversidade, tornando este um assunto de interesse coletivo.
A SPVS gerencia de forma eficaz seus processos de gestão, com transparência e compromisso. Anualmente, é disponibilizado no website da instituição o Relatório Anual, com principais resultados de seus projetos, bem como as demonstrações contábeis.
Ao apresentar os resultados alcançados, a instituição permite que a sociedade e empresas avaliem o trabalho da instituição e sua contribuição para a conservação da biodiversidade.
Para ter acesso ao estatuto da SPVS, clique aqui.
Diretor Executivo
Conserlho Fiscal
Lucas é professor titular de Economia na UP, na graduação de Ciências Econômicas e no programa de Mestrado e Doutorado (PMDA). Economista-chefe de empresa gestora de investimentos, consultor na área econômica para grandes entidades de classe e sindicatos patronais, especialista em análise de ambiente de negócios, regulação econômica e projetos de viabilidade econômico-financeira. Participou de projetos e estudos econômicos para grandes corporações nos setores automobilístico, elétrico e agrobusiness. Assessorou entidades de classe e sindicatos patronais, com o foco em estudos e análise de mercados. Coordenador do curso de especialização em Perícia e Avaliação Econômica, Contábil e Atuarial. É conselheiro fiscal do Instituto LIFE e do Corecon-PR. Membro do Conselho de Economia, Finanças e Desenvolvimento da ACP-PR.
É Economista-chefe do fundo de investimento da Trivellá M3.
• Doutor e Mestre em Desenvolvimento Econômico (UFPR)
• Graduado em Ciências Econômicas (UFPR)