top of page

Campanha de “adoção” de ninhos de papagaios brasileiros chega à reta final

Iniciativa vem arrecadando recursos para a construção e instalação de ninhos artificiais que supram a falta de cavidades naturais utilizadas para reprodução por quatro espécies de papagaios brasileiros


A campanha Adote um Ninho, promovida pelo Programa Papagaios do Brasil, incentiva que pessoas físicas e jurídicas contribuam financeiramente para a instalação, manutenção e monitoramento de ninhos artificiais para papagaios de quatro espécies brasileiras: papagaio-de-cara-roxa, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-verdadeiro e papagaio-charão. Ela vai até março de 2022 e chega agora em sua reta final.

Até o momento, foram arrecadadados R$ 63.540,20 para as quatro espécies. Em fevereiro de 2022, a Fundação Grupo Boticário, parceira da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), uma das apoiadoras diretas da iniciativa, doou R$ 10 mil para cada uma das quatro espécies, totalizando a destinação de R$ 40 mil em favor dos papagaios. A Fundação aportou os recursos e destinou a “compra” simbólica dos ninhos a um grupo de cerca de 100 consultores voluntários que atuam em parceria com a instituição.

“A natureza nos proporciona experiências, memórias, bem-estar e recursos essenciais à vida e ao desenvolvimento. Conseguir demonstrar nosso carinho, admiração e atenção aos outros a partir de um presente que nos faz olhar para o futuro do planeta conversa com a história da nossa instituição e com o trabalho desempenhado pelo grupo de pessoas presenteado. Que os papagaios que nascerem desses ninhos sejam símbolo dos laços que criamos e somos agradecidos por termos conosco”, afirma a gerente de Educação e Engajamento da Fundação Grupo Boticário, Thaís Machado Gusmão.

Os consultores presenteados receberam vídeos dos filhotes de papagaios, uma arte de moldura para usarem nas redes sociais, certificados de madrinha e padrinho, uma carta de agradecimento e acesso a um site personalizado para que pudessem ter acesso a informações exclusivas sobre os papagaios.

Até o início de março, último mês da campanha, as quatro espécies de papagaios brasileiros arrecadaram pouco mais de R$ 63 mil. A distribuição das doações para cada uma delas pode ser acessada clicando aqui.

Necessidade da campanha ocorre em virtude do avanço do desmatamento e do tráfico de animais silvestres no Brasil


Ninhos artificiais suprem falta de cavidades naturais

A campanha de adoção simbólica de ninhos acontece durante o período reprodutivo das aves, que ocorre de agosto a fevereiro ao longo dos anos. Essa é a época em que as espécies demandam maior atenção dos projetos de conservação. “Os papagaios são monitorados por especialistas há mais de duas décadas. Com muita pesquisa e conhecimento nos diferentes locais, observamos que o desmatamento e a extração de espécies florestais eram algumas das principais razões para a ausência de ocos adequados para a reprodução dos papagaios” explica Elenise Sipinski, responsável técnica do Programa e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN). “Com isso, incentivamos a criação de Unidades de Conservação nas áreas de distribuição dos papagaios e também instalamos os ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais”, diz.

Gláucia Seixas, idealizadora e coordenadora do Projeto Papagaio-verdadeiro acrescenta que o tráfico de filhotes também é uma grande ameaça para estas espécies de papagaios. “No Cerrado e na Mata Atlântica de Mato Grosso do Sul, onde atuamos, cerca de 85% dos ninhos naturais monitorados por nós são destruídos, muitas vezes derrubados, pelos traficantes para roubar os filhotes e vender ilegalmente.”

Os ninhos artificiais instalados em áreas ocupadas pelos papagaios auxiliam a suprir essas carências de ninhos naturais, contribuindo com a manutenção e o aumento populacional das espécies. Essa tecnologia já é implementada há mais de uma década e tem se mostrado muito efetiva, estimulando o nascimento de centenas de filhotes de papagaios já registrados. Este é o primeiro ano que o Programa Papagaios do Brasil trabalha com uma campanha que possibilita que pessoas de todos os lugares do mundo contribuam por meio da adoção dos ninhos artificiais.

Presente às atuais e futuras gerações

A primeira etapa para a adoção dos ninhos consiste em escolher para qual espécie de papagaio ou projeto de conservação a contribuição será destinada. Na sequência, são oferecidas informações sobre os biomas de ocorrência, quantidade de ninhos artificiais já instalados e outras curiosidades para que o adotante tenha certeza de sua escolha. Depois, são sugeridos valores de doação e também oferecidos benefícios que vão da categoria de amiga/amigo dos papagaios à madrinha/padrinho. As categorias podem ser vistas aqui.

Com a doação efetivada, os projetos destinam os recursos arrecadados à produção de novos ninhos artificiais, para contratação de mão-de-obra-local para instalação, custeio das ações de monitoramento dos ninhos artificiais, continuidade das ações de pesquisa com as espécies e outras atividades que incluem a comunicação e a educação para a conservação dos papagaios em vida livre.

“Como especialistas nós acreditamos muito no potencial de mobilização desta campanha. Os papagaios são espécies carismáticas e muito conhecidas pela população brasileira”, relata Nêmora Prestes, coordenadora do Programa Nacional de Conservação do Papagaio-de-peito-roxo e também integrante da RECN. “Cada vez mais a sociedade tem entendido seu papel cidadão na conservação da biodiversidade. Adotar um ninho precisa ser visto como uma ação que garante futuro, um presente à nossa e às futuras gerações” finaliza.

As adoção dos ninhos pode ser feita pelo site.

ProHabitat e a crença na garantia de futuro

A ProHabitat Assessoria Ambiental, uma empresa de consultoria e inovação que contribui com diagnósticos na área ambiental, especialmente de empreendimentos de transportes, no final de todos os anos, presenteia seus parceiros e fornecedores com brindes, mas, no final de 2021, a fundadora Mariane Silva e os sócios buscavam por algo que agregasse valor à vida dos presenteados, que tivesse significado e fosse perene. Depois de algumas buscas e tentativas, conheceram a campanha Adote um Ninho e tiveram a ideia de presentear com o que chamaram de “garantia de futuro”.

“Na busca, tivemos alguns conflitos. Como achar algo que fosse legal, útil e tivesse relação com os propósitos da nossa empresa? E, mais: seria possível acharmos algo que tivesse um impacto positivo, que ajudasse a empresa a cumprir com sua responsabilidade socioambiental?”, questionou Mariane. “Foi então que encontramos o Programa Papagaios do Brasil. Assim, o presente foi para todo mundo – para nós humanos e para a toda a natureza”, acrescenta.

Mariane defende que, “quando as instituições entendem sua íntima relação com o meio que as cerca, sua responsabilidade com parceiros e clientes e seu potencial de impacto socioambiental, é possível gerar transformação positiva”, conclui. O depoimento da fundadora da ProHabitat pode ser ouvido, na íntegra, a seguir:


Programa Papagaios do Brasil

O Programa Papagaios do Brasil foi lançado em 2017 para a conservação de seis espécies de papagaios com diferentes graus de ameaça: papagaio-verdadeiro; papagaio-charão, papagaio-de-peito-roxo, papagaio-de-cara-roxa, papagaio-chauá e papagaio-moleiro, todas espécies contempladas pelo Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação dos Papagaios e que sofrem com diferentes ameaças, como o tráfico e a redução de seus habitats naturais.

O Programa Papagaios do Brasil é resultado da união de esforços entre a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS),  Associação Amigos da Natureza, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (CEMAVE), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Neotrópica do Brasil, Instituto Claravis/Parque das Aves, com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção da Natureza.

Sobre a SPVS

A SPVS desenvolve projetos inovadores na área da conservação da natureza, que visam permitir a expansão e replicabilidade de ações direcionadas à manutenção do patrimônio natural.

Com 37 anos de atuação em diferentes biomas brasileiros, a SPVS sempre em ações conjuntas com empresas, instituições públicas e do terceiro setor, visam influenciar políticas públicas. Suas ações buscam demonstrar o quanto a qualidade de vida, as atividades econômicas e o desenvolvimento são dependentes da existência de áreas naturais bem conservadas e da garantia da conservação da biodiversidade.

Por sua capacidade de inovação e criatividade, unida ao conhecimento científico e noção de prioridade, os projetos da SPVS têm correspondência com temas atuais e estão diretamente relacionados com assuntos que comprometem as atividades produtivas, a vida das pessoas e a sustentabilidade dos negócios.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 31 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

bottom of page