top of page

SPVS apresenta Relatório Anual de 2021 e revela alinhamento com práticas de ESG


Documento apresenta principais resultados conquistados no ano que passou e indica como empresas podem apoiar e incorporar o portfólio de ações da instituição em seus negócios de forma imediata.


Dia 29 de julho foi o dia Mundial da Conservação da Natureza. E foi também o dia em que a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental) tornou público, em seu site, o Relatório Anual de Atividades referentes a 2021.


Os últimos anos, inclusive 2021, têm sido marcados por muita instabilidade política e por um desmonte sem precedentes de direitos e políticas públicas ambientais. A proteção da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados, bem como de outros biomas brasileiros, é urgente. Uma tarefa a ser assumida por todos os agentes e instâncias da sociedade.

“Ter o privilégio de compartilhar os resultados que atingimos ao longo do ano que passou muito nos alegra. Eles também indicam como as empresas podem apoiar e incorporar o portfólio de ações da instituição em seus negócios de forma imediata”, explica Clóvis Borges, diretor-executivo da SPVS.

A temática ESG tem conquistado a atenção de muitas empresas, especialmente, nos últimos anos. É notório um movimento global, e brasileiro, de busca por um maior alinhamento em relação a práticas ambientalmente responsáveis das corporações. E a SPVS soma décadas de trabalho e experiência para compreender, e indicar aos interessados, as melhores opções quando o assunto é produção de natureza”, complementa Monica Borges, gerente de Assuntos Institucionais na instituição.

Entre os principais resultados apresentados pelo Relatório Anual estão os seguintes:

  1. A SPVS abriu para uso público a Reserva Natural Guaricica, em Antonina, a maior das três reservas criadas na década de 1990 pela instituição e mantidas até hoje. Agora, todas as pessoas, instituições, corporações ou empresas interessadas em conhecer o local podem agendar suas visitas!

  2. Firmamos parceria com a marca de roupas FARM e a reNature, empresa de consultoria em agricultura regenerativa fundada na Holanda, para o plantio de 19 mil mudas de arbóreas frutíferas e nativas da Mata Atlântica.

  3. O programa ConBio (Condomínio da Biodiversidade) estreitou os diálogos com o poder público e a iniciativa privada, de forma a propor políticas públicas e soluções inovadoras para as cidades no campo da conservação de serviços ecossistêmicos providos pelas áreas naturais urbanas e periféricas.

  4. Interagimos muito com Câmara de Vereadores de Curitiba, propondo inovações e melhorias em algumas regulamentações municipais.

  5. Só em 2021, o Projeto Conexão Araucária atingiu 186 hectares de restauração em 163 propriedades rurais de nove municípios paranaenses.

  6. Foi finalizado o enriquecimento dos 10,45 hectares de Área de Preservação Permanente (APP), do Parque Ambiental Salto da Pedreira, localizado no município de Rio Azul. Foram plantadas 2.520 mudas de espécies raras e ameaçadas de extinção da Floresta com Araucária.

  7. A iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica, diretamente apoiada pelas SPVS, foi conhecida internacionalmente ao ser destaque de um dos painéis da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 26), que envolve os principais líderes do planeta.

  8. Elaborada e lançada em outubro de 2021, a campanha de doação de ninhos para papagaios brasileiros teve como foco as espécies papagaio-de-cara-roxa, papagaio-verdadeiro, papagaio-de-peito-roxo e charão. A arrecadação até o fim de 2021 havia sido de 50 mil reais. Até o início de agosto de 2022, já havia superado os 100 mil reais.

  9. As ações da SPVS continuaram rendendo excelentes destaques na imprensa estadual e nacional, em veículos como Jornal Nacional, Jornal Hoje, programa Mais Você, jornal Estadão, Folha de São Paulo, entre outros.


bottom of page