top of page

Grande Reserva Mata Atlântica

A Grande Reserva Mata Atlântica é uma região de rara beleza que abriga o maior contínuo bem conservado deste bioma no mundo.  Este território, localizado entre os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, ainda mantém quase toda sua diversidade de ambientes e espécies da fauna e da flora, além de sua riqueza cultural e histórica. É justamente esta riqueza que torna a Grande Reserva Mata Atlântica uma oportunidade única para o desenvolvimento a partir do conceito de Produção de Natureza.

Nos últimos cinco anos, o território da Grande Reserva se tornou a principal área de atuação da SPVS. Nesta região encontram-se as três Reservas Naturais mantidas pela instituição no litoral paranaense, são desenvolvidos projetos de educação para conservação da natureza, ações de restauração florestal, projetos de conservação de fauna, iniciativas de gestão territorial e de produção sustentável, rentável e replicável, atividades de uso público, além de outras iniciativas de negócios e biodiversidade, promoção e relacionamento. A Grande Reserva tem permitido à SPVS atuar em Rede, fazendo parte de um movimento de mais de 700 parceiros que acreditam e promovem esta região como um modelo estratégico para alinhar desenvolvimento e conservação de áreas naturais pelo mundo todo. 

FotoCapa_GabrielMarchi.jpg

Foto: Gabriel Marchi ©

Conheça o conceito de Produção de Natureza

A partir de um trabalho de prospecção de ações para a conservação da natureza, em parceria com a instituição Conservation Land Trust (que atua em projetos de preservação na Argetina e Chile), a SPVS toma conhecimento do conceito de Produção de Natureza no ano de 2015.

A partir desta aproximação e de um intenso esforço de planejamento estratégico, a SPVS passa a usar da metodologia em seus projetos e no alcance de sua missão.

A Produção de Natureza está baseada na integridade ecológica de áreas naturais, que servem como motores de um ressurgimento econômico e social. O conceito se efetiva quando as áreas naturais (sejam de propriedade pública, privada ou comunitária), com suas espécies nativas, atuam como espetáculos que estimulam a atividade de turismo de natureza. Essa atividade torna-se capaz de estabelecer uma nova economia, que beneficia as comunidades locais e promove o apoio público para a manutenção a longo prazo de áreas protegidas.

 

Este conceito fundamentou o lançamento da Grande Reserva Mata Atlântica (primeiro case brasileiro a aplicar a metodologia). Uma iniciativa suprainstitucional, voluntária e que reúne diversos parceiros públicos, privados, comunitários, não governamentais e da academia para promover ações de desenvolvimento regional focadas no turismo de natureza nesta região que abriga enorme patrimônio natural, cultural e histórico. A SPVS se orgulha de ter sido parceira da iniciativa desde sua concepção e de fazer parte até hoje de uma Rede de grandes parceiros. 

file1.jpg
capa_livro_producao.jpg
Logo y aplicaciones-01.png
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
01_0003_RESERBICUD_28112020-27.jpg

Ações que a SPVS executa na Grande Reserva Mata Atlântica

Antes mesmo da criação da Grande Reserva Mata Atlântica, a SPVS já atuava no território implementando iniciativas que contribuíssem com a conservação da verdadeira riqueza da região.

Especialmente após 2018, quando a Grande Reserva se tornou a região foco de nossa atuação, os esforços locais se ampliaram - muitos deles em parceria com importantes organizações locais, públicas, privadas, do terceiro setor e de pesquisa.

Acesse as páginas abaixo e conheça alguns dos projetos que realizamos na região, os resultados alcançados e como a metodologia de Produção de Natureza vem sendo aplicada.

spvs-sociedade-de-pesquisa-em-vida-selvagem-e-educacao-ambiental-neutralidade-hidrica rela

Acesse o site da Grande Reserva Mata Atlântica para conhecer outras ações e atividades de turismo realizadas na região.

PaisagemCananeia_17122020-6.jpg
bottom of page